Formação em histórias e culturas indígenas

Autores

  • Bárbara Ferreira de Lima
  • Aline da Silva Barbosa
  • Clóvis Antonio Brighenti

Resumo

Este artigo se inclina à reflexão da trajetória de lutas dos movimentos indígenas que levou a conquista da Lei nº 11.645/08 em seus desdobramentos político-educacionais. Consecução responsável por modificar as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, durante a gestão do Presidente Luís Inácio Lula da Silva. A política pública afirmativa incide na larga procura por informações e materiais acerca da extensão histórica e cultural dos povos indígenas, entre educadores populares, professores e pedagogos, devido à grande defasagem de reconhecimento intercultural propagada pela colonialidade do saber. Desta forma, o Curso de Extensão em Histórias e Culturas Indígenas, elaborado em parceria entre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), se concebe diante da iminente necessidade de composição de espaços de debates que evidenciem os extensos e violentos processos de apagamento e homogeneização da pluralidade sociocultural indígena, possibilitando que multiplicadores sociais construam narrativas de revalorização e deslocamento de noções equivocadas nos âmbitos coletivos e educacionais atuando através da descoberta e apropriação de metodologias descolonizadoras.

Referências

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Morais, coordenadoras. Usos e abusos da história oral.- 8.ed.- Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BANIWA, Gersen. Entrevista. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/cidadania/2013/04/indigena-e-doutor-em-antropologia-social-fala-sobre-projeto-indigenista-para-o>. Acesso em: 10 de julho de 2015.

BRIGHENTI, Clovis A. Colonialidade e decolonialidade no ensino da história e cultura indígena. In: SOUZA, Fábio Feltrin de e WITTMANN, Luisa Tombini. (Orgs.). Protagonismo indígena na história: coleção educação para as relações étnico-raciais. Tubarão; Erechim: Copiart; UFFS, 2016.

CAVALHEIRO, Rosa Maria; COSTA, Flamarion Laba da. A temática indígena no livro didático. Em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br.Acesso em 11-04-2018.

CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

DA SILVA, Aracy Lopes (org.). A questão indígena na sala de aula. Subsídios para professores de 1º e 2º graus. São Paulo: Brasiliense, 1993.

DOMINGUES, José Juiz; TOSCHI, Nirza Sebra; OLIVEIRA, João Ferreira de. A reforma do ensino médio: A nova formulação curricular e a realidade da escola pública. Educação e Sociedade, ano XXI, nº 70, Abril-00.

ELISA, Frühauf Garcia. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2010. 168p. Almeida, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil.

FAUSTO, Carlos. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed 2000.

KRENAC, Ailton. Anotações pessoais da bolsista, durante o Congresso Internacional II epistemologias do sul. Foz do Iguaçu, junho de 2017.

SILVA, Edson. Povos indígenas: História, Culturas e o Ensino a partir da Lei 11.645. Disponível em: . Acesso em 10-04-2018.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Dossiê