Transhumanismo e revolução verde: monoculturas da mente?

Autores

  • Renata Silva Souza Unesp - Marília

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar possíveis correlações entre os pressupostos subjacentes às propostas da revolução verde e do projeto transhumanista. Analisaremos, para tanto, as seguintes questões: 1) Em que medida propostas propagadas pela mecanização do campo se aproximam às do Transhumanismo?; 2) De que forma a noção de "monoculturas da mente" delimitam a investigação da questão 1? No intento de fundamentar nossa investigação, lançaremos mão de conceitos basilares ao pensamento complexo, a saber: complexidade, sistemas, auto e hetero-organização. Com a análise dos pressupostos filosóficos subjacentes ao projeto transhumanista e os da revolução verde, ilustraremos aspectos de possíveis implicações da noção de 'monoculturas da mente' para dinâmicas interativas no âmbito humano.

Palavras-chave: Complexidade; Monoculturas da Mente; Transhumanismo.

Biografia do Autor

Renata Silva Souza, Unesp - Marília

Renata Silva Souza possui formação em licenciatura e bacharelado em filosofia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho". Concluiu seu mestrado em filosofia no ano de 2017,  sobre o seguinte tema: O problema da identidade pessoal a partir de uma perspectiva filosófico-interdisciplinar. Ela possui experiência em Filosofia com ênfase na Filosofia Ecológica, Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas e Filosofia da informação. Ela também é pesquisadora do Grupo de Estudos de Estudos Cognitivos (GAEC) e do grupo de pesquisa CLE de auto-organização na Unicamp. 

Referências

BOSTROM, N. Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies. Oxford: Oxford University Press, 2014.

______. Human Genetic Enhancements: A Transhumanist Perspective, 2003. Disponível em: <http://www.nickbostrom.com/ethics/genetic.html>. Acesso em: 13 jan. 2014.

DEBRUN, M. Identidade Nacional Brasileira e Auto-organização. In: D’OTTAVIANO, IML; GONZALEZ, M. E. Q (org.). Tradução por Valéria Venturella. Campinas: UNICAMP, 2009. CLE; v.53.

MORIN, E. O método I: a natureza da natureza. Tradução de Ilana Heinberg, Porto Alegre: Sulina, 2008.

KURZWEIL, R. The singularity is near:When humans transcend Biology. London: Penguin, 2005.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003.

______. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.

SHIVA, V. Monoculturas da mente. São Paulo: Gaia, 2003.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos/Ensaios