https://revistas.unila.edu.br/eqpv/issue/feed Educação Química en Punto de Vista 2023-12-31T15:12:46-03:00 MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS revista.eqpv@unila.edu.br Open Journal Systems <p>A revista <strong>Educação Química <em>en Punto de Vista</em> </strong>é uma publicação <span style="text-decoration: underline;">de fluxo contínuo (adotado partir de 2022)</span> da <strong>Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química - ReLAPEQ</strong>, criada em 2014. Seu título procura abarcar as duas línguas que representam os países latino-americanos e caribenhos, embora aceite também publicações em inglês. A missão da revista é difundir trabalhos relacionados à <strong>educação química</strong> produzidos no âmbito de diferentes países e contextos educacionais, conferindo um caráter de internacionalização à revista e, em simultâneo, compreendendo diferentes realidades tais como: ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, formação de professores, educação em espaços não-formais.</p> https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4585 ‘Cordelizando’ a história da química como estratégia lúdico-didática: entre rimas de potencialidades formativas e enfoques humanísticos 2023-12-30T17:28:29-03:00 Maria das Graças Cleophas maria.porto@unila.edu.br <p>Este estudo inovador explora a integração da literatura de cordel no ensino de química, utilizando-a como uma ferramenta lúdico-didática para abordar a história da química. Esta estratégia é analisada em função do potencial para enriquecer a formação inicial de professores de química com enfoques humanísticos. O modelo PESA (Proposta-Execução-Socialização-Avaliação) é introduzido como um quadro metodológico para acompanhar a estratégia. A pesquisa qualitativa envolveu trinta licenciandos em química e revelou que a criação de cordéis melhora a compreensão dos aspectos históricos da química, estimulando o engajamento e a criatividade dos alunos. O artigo enfatiza ainda que o uso de cordéis na educação química estabelece uma conexão eficaz entre o conteúdo acadêmico e elementos da vida cotidiana, cultura e história, fomentando uma educação científica enriquecida pela interdisciplinaridade e contextualização.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3400 A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química 2022-03-09T10:02:32-03:00 Flavia Piccoli flaviapiccoli@gmail.com Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro professordanielufrgs@hotmail.com Cesar Valmor Machado Lopes cesarvlopes@gmail.com Tania Denise Miskinis Salgado tania.salgado@ufrgs.br <p>Neste artigo temos o objetivo de analisar uma experiência da utilização da estratégia metodológica de Estudos de Caso aliada à História da Ciência e investigar se essa metodologia é capaz de contribuir para que os alunos desenvolvam autonomia no seu processo de aprendizagem e interesse pela disciplina de Química. Utilizamos uma sequência de três Estudos de Caso sobre História da Ciência em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/Brasil. Os dados foram analisados através de registros no Diário de Campo dos pesquisadores. Para análise dos dados, utilizaram-se os princípios da análise qualitativa. Os resultados evidenciaram que a utilização de Estudos de Caso, baseada na História da Ciência, favoreceu o desenvolvimento da autonomia e propiciou a participação ativa dos alunos nas aulas de Química.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4272 Usando a química para lavar dinheiro: proposta de atividade experimental investigativa 2023-09-05T09:02:48-03:00 Jedson Tiago Soares jedsontiago@hotmail.com.br Diego Arantes Teixeira Pires diego.pires.88@gmail.com <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;">A experimentação investigativa, no ensino de ciência, pode auxiliar no ensino, provocar a curiosidade e despertar o interesse. O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como objetivo propor uma atividade experimental investigativa para o Ensino Médio e em consequência, tentar auxiliar as aulas de Química nas atividades remotas. Notou-se a dificuldade dos professores em propor atividades experimentais para as aulas de Química durante o ensino remoto. Com isso, realizou-se o planejamento de uma atividade prática, denominado “Lavando Dinheiro”, que foi aplicada e avaliado com alunos do Ensino Médio. A atividade experimental foi bem avaliada pelos alunos, conseguindo despertar a motivação e o interesse. A atividade se mostrou viável em ser utilizada em aulas remotas, mostrando que as atividades práticas podem ser utilizadas durante essa modalidade de ensino. O experimento também foi validado como uma atividade experimental investigativa, se mostrando uma alternativa para as aulas de Química. </span></span></span></p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4330 Experimentos investigativos sobre proteínas e ácidos nucleicos na formação inicial de professores de química 2023-09-05T09:13:28-03:00 Selton Jordan Vital Batista selton.vb@hotmail.com Ademir Souza Pereira ademirpereira@ufgd.edu.br <p>O presente artigo relata e discute a importância da experimentação investigativa na formação inicial de professores. O embasamento teórico aborda as atividades experimentais investigativas e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. As atividades tiveram como objetivo auxiliar no processo formativo inicial dos professores, o que contribuirá para suas futuras aulas. A pesquisa teve caráter qualitativo, utilizando roteiros experimentais investigativos como instrumento de coleta e construção de dados. As atividades foram organizadas visando uma formação interdisciplinar, com o intuito de promover a reelaboração de conceitos. O professor desempenhou o papel de mediador durante o processo, auxiliando nos questionamentos para estimular reflexões mais profundas sobre os experimentos. As atividades permitiram constatar a contribuição para o processo formativo dos estudantes, visto que demonstraram uma compreensão aprimorada dos conceitos abordados em sala de aula. Ao longo do artigo, fica evidente que a experimentação investigativa promove essa contribuição para o processo formativo, proporcionando a reelaboração dos conteúdos através do envolvimento afetivo dos estudantes.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4584 Aprender pela pesquisa centrada no aluno e o ensino de química: uma avaliação primária 2023-12-28T19:46:07-03:00 Everton Bedin bedin.everton@gmail.com Lucas Eduardo de Siqueira lucas.edspf@gmail.com <p>Este texto tem o objetivo de apresentar uma avaliação discente sobre o trabalho docente desenvolvido no ensino de química via uso metodologia Dicumba, enfatizando uma atividade de pesquisa a patir do interesse e da curiosidade do aluno. Para tanto, uma pesquisa-ação de cunhho quali-quantitativo, via uso da observação participante e da aplicação de um formulário virtual como meios para a coleta de dados, foi desenvolvida por um professor de química da rede pública de ensino, do Estado do Rio Grande do Sul, no segundo semestre do ano de 2019, com 29 alunos da terceira série do ensino médio. Os dados analisandos por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences e refletidos à luz de teóricos demonstraram que a Dicumba, enquanto uma estratégia de ensino que caracteriza e vincula a ação do professor coexistente à ação do aluno, valorizando o APCA como um movimento que ocorre associadamente de forma individual e conjunta, social e científica, é rica o suficiente para fazer com que o sujeito aprenda inteiramente a partir do próprio interesse.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2979 Promovendo a inserção das interações discursivas na prática de professores em formação durante o estágio curricular 2022-02-06T09:27:20-03:00 Aline de Souza Janerine aline.janerine@ufvjm.edu.br Ana Luiza de Quadros ana.quadros@uol.com.br <p>O encontro de diferentes perspectivas culturais em sala de aula vem sendo considerado salutar para que estudantes repensem suas próprias concepções e ampliem seu repertório cultural. Com isso, as interações discursivas se mostram como fundamentais. Neste trabalho analisamos a prática de professores em formação e as estratégias usadas para que as interações discursivas estejam mais presentes nas aulas. Para isso, gravamos em vídeo as aulas dos licenciandos em período de estágio, e realizamos uma avaliação compartilhada dessas aulas com a intenção de promover um processo reflexivo sobre a prática, o que também foi gravado em vídeo. A análise das aulas mostrou melhoria em termos de interações discursivas a partir do processo reflexivo e um entendimento mais amplo do papel do professor em sala de aula. Esses dados trazem implicações para o estágio como componente curricular, no curso em questão, no sentido de promover um amplo processo reflexivo.</p> <p> </p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4325 Modelos explicativos de estudantes do ensino médio sobre a ligação hidrogênio: avaliação sob a perspectiva lakatosiana 2023-10-06T17:36:09-03:00 Ana Carolina Gomes Miranda miranda.acg@gmail.com Maurícius Pazinato miranda.acg@gmail.com <p>O presente estudo possui como foco de investigação o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos referentes a ligação hidrogênio (LI). Esse conteúdo desenvolvido por intermédio de uma sequência didática (SD). Baseando-se na perspectiva de Lakatos, procurou- se averiguar se os modelos explicativos dos estudantes formam sequências de transição progressiva, similares ao que Lakatos, na História da Ciência, se refere a "problemática" que aumenta o poder heurístico do modelo. O acompanhamento das ideias dos estudantes ao longo do estudo do conteúdo revelou que houve um índice significativo de estudantes que conseguiu progredir conceitualmente. É possível inferir que as atividades desenvolvidas na SD contribuíram significativamente para a transição progressiva dos modelos explicativas da maioria dos participantes.</p> <p><strong>Palavras-Chave: </strong>Forças intermoleculares; transição progressiva; modelos explicativos.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4220 A química no âmbito das ciências agrárias: reflexões a partir de uma revisão histórica 2023-11-30T16:48:01-03:00 Aline Leuven leuven@iq.ufrgs.br Tania Denise Miskinis Salgado tania.salgado@ufrgs.br Shirley Martim da Silva shirley.martim@ufrgs.br <p>Neste artigo, realizamos uma análise da evolução histórica das disciplinas de química oferecidas nos cursos de Agronomia e Zootecnia de uma instituição de ensino superior. Utilizando ferramentas da análise qualitativa, análise documental e entrevistas, obtivemos informações que descrevem as alterações curriculares introduzidas em relação à disciplina de química oferecida aos calouros, desde a criação dos respectivos cursos até o presente. A análise do desempenho dos estudantes nas avaliações dessas disciplinas mostrou que a química básica é a área na qual os estudantes apresentam maiores dificuldades. O estudo também nos permitiu inferir que metodologias que priorizam a contextualização dos conceitos químicos abordados podem contribuir de forma positiva para o desempenho dos estudantes e que uma disciplina de Química Geral seria muito importante na composição dos currículos desses cursos.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4302 Educação sexual em uma perspectiva CTSA: uma análise de licenciandos em química 2023-11-30T16:44:53-03:00 Gabrielle Lisboa Gomes gabriellelisboagomes@gmail.com Lidiane de Lemos Soares Pereira lidiane.pereira@ifg.edu.br <p>O artigo tem por objetivo analisar as concepções de licenciandos em química em relação ao desenvolvimento do tema educação sexual no ensino de química em uma perspectiva CTSA. A pesquisa participante de abordagem mista compreendeu duas etapas: 1) construção de uma proposta de sequência didática de química sobre a temática educação sexual, em uma perspectiva CTSA; 2) avaliação da sequência didática pelos licenciandos em química. A avaliação da sequência didática foi realizada por meio de um formulário eletrônico que foi respondido por 18 licenciandos em química. Nossos resultados indicaram que a grande maioria (83,3%) dos licenciandos em química diz que a temática pode ser estudada no âmbito da química. Quanto a sequência didática proposta, nossos resultados apontaram que os licenciandos a avaliaram satisfatoriamente. Esses resultados, mesmo que precocemente, permitem inferir que a química pode contribuir para a ampliação da discussão da educação sexual na perspectiva CTSA.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4248 As diferentes contextualizações, recursos e conteúdos utilizados nas questões de química do vestibular da UFRGS de 2007 a 2020 2023-08-10T09:38:49-03:00 Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro professordanielufrgs@hotmail.com Guilherme Pez Jaeschke guilherme.jaeschke@ufrgs.br Camila Greff Passos camila.passos@ufrgs.br <p>O objetivo deste trabalho foi investigar as diferentes contextualizações, conteúdos e recursos utilizados nas questões de Química das provas do concurso vestibular da UFRGS entre os anos de 2007 e 2020. Para tanto, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, do tipo Análise Documental. Das 350 questões analisadas, 203 apresentaram algum tipo de contextualização. Destaca-se o recurso de equação química, que aparece em 49 dessas 203 questões. Os conteúdos gerais mais presentes nas provas são os de compostos orgânicos, processos químicos reversíveis e ligações químicas, enquanto os conteúdos específicos mais evidentes são estequiometria, sistemas materiais e cadeias carbônicas. Foram identificadas questões com contextualização que se aproximam de temáticas do enfoque CTS, da História da Ciência e do cotidiano, não como princípios norteadores com reflexões e problematizações, mas uma contextualização mais próxima à exemplificação ou recurso didático. Entende-se que este estudo possibilita traçar um panorama sobre o perfil das provas de Química do vestibular da UFRGS.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4415 Validação de uma sequência que integra o ensino por investigação à argumentação para a licenciatura em química 2023-12-10T15:36:13-03:00 Helen Borges hellenb476@gmail.com Marina Martins marinamartins@ufrb.edu.br Breno de Matos de Jesus brenodematos0@gmail.com Cristiane Martins da Silva cristiane.martins@uftm.edu.br <p>O presente artigo visa validar uma sequência didática que integra o Ensino por Investigação à Argumentação para ser futuramente implementada em cursos de Licenciatura em Química. Para atingir esse objetivo, convidamos três professoras licenciadas em Química com titulação de Doutorado em Educação ou Ensino de Química, e expertise em Ensino por Investigação e Argumentação. Essas professoras foram responsáveis por avaliar a sequência, usando o referencial adaptado de Guimarães e Giordan, em relação a sua: Estrutura e Organização; abordagem da Problematização; capacidade de promover a Argumentação; Conteúdos e Conceitos; Metodologia de Ensino e Avaliação; e viabilidade para o ensino remoto. A análise destacou aspectos positivos da sequência, bem como pontos a serem aprimorados. Esse processo resultou em uma sequência a ser implementada com potencial enriquecedor para o processo de ensino e aprendizagem, alinhando-se o Ensino Investigativo à Argumentação no Ensino de Química.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista