Educação Química en Punto de Vista https://revistas.unila.edu.br/eqpv <p>A revista <strong>Educação Química <em>en Punto de Vista</em> </strong>é uma publicação <span style="text-decoration: underline;">de fluxo contínuo (adotado partir de 2022)</span> da <strong>Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química - ReLAPEQ</strong>, criada em 2014. Seu título procura abarcar as duas línguas que representam os países latino-americanos e caribenhos, embora aceite também publicações em inglês. A missão da revista é difundir trabalhos relacionados à <strong>educação química</strong> produzidos no âmbito de diferentes países e contextos educacionais, conferindo um caráter de internacionalização à revista e, em simultâneo, compreendendo diferentes realidades tais como: ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, formação de professores, educação em espaços não-formais.</p> pt-BR <p>Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons</p><p><strong>1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre</strong></p><p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</p><p>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p><p>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (<a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html">Veja O Efeito do Acesso Livre</a>).</p><p><strong>2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado</strong></p><p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p><p>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p><p>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (<a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html">Veja O Efeito do Acesso Livre</a>).</p> revista.eqpv@unila.edu.br (MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS) diseg@unila.edu.br (Divisão de Serviços Corporativos e Segurança) Sun, 31 Dec 2023 15:12:46 -0300 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 ‘Cordelizando’ a história da química como estratégia lúdico-didática: entre rimas de potencialidades formativas e enfoques humanísticos https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4585 <p>Este estudo inovador explora a integração da literatura de cordel no ensino de química, utilizando-a como uma ferramenta lúdico-didática para abordar a história da química. Esta estratégia é analisada em função do potencial para enriquecer a formação inicial de professores de química com enfoques humanísticos. O modelo PESA (Proposta-Execução-Socialização-Avaliação) é introduzido como um quadro metodológico para acompanhar a estratégia. A pesquisa qualitativa envolveu trinta licenciandos em química e revelou que a criação de cordéis melhora a compreensão dos aspectos históricos da química, estimulando o engajamento e a criatividade dos alunos. O artigo enfatiza ainda que o uso de cordéis na educação química estabelece uma conexão eficaz entre o conteúdo acadêmico e elementos da vida cotidiana, cultura e história, fomentando uma educação científica enriquecida pela interdisciplinaridade e contextualização.</p> Maria das Graças Cleophas Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4585 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300 A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3400 <p>Neste artigo temos o objetivo de analisar uma experiência da utilização da estratégia metodológica de Estudos de Caso aliada à História da Ciência e investigar se essa metodologia é capaz de contribuir para que os alunos desenvolvam autonomia no seu processo de aprendizagem e interesse pela disciplina de Química. Utilizamos uma sequência de três Estudos de Caso sobre História da Ciência em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/Brasil. Os dados foram analisados através de registros no Diário de Campo dos pesquisadores. Para análise dos dados, utilizaram-se os princípios da análise qualitativa. Os resultados evidenciaram que a utilização de Estudos de Caso, baseada na História da Ciência, favoreceu o desenvolvimento da autonomia e propiciou a participação ativa dos alunos nas aulas de Química.</p> Flavia Piccoli, Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, Cesar Valmor Machado Lopes, Tania Denise Miskinis Salgado Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3400 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300 Usando a química para lavar dinheiro: proposta de atividade experimental investigativa https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4272 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;">A experimentação investigativa, no ensino de ciência, pode auxiliar no ensino, provocar a curiosidade e despertar o interesse. O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como objetivo propor uma atividade experimental investigativa para o Ensino Médio e em consequência, tentar auxiliar as aulas de Química nas atividades remotas. Notou-se a dificuldade dos professores em propor atividades experimentais para as aulas de Química durante o ensino remoto. Com isso, realizou-se o planejamento de uma atividade prática, denominado “Lavando Dinheiro”, que foi aplicada e avaliado com alunos do Ensino Médio. A atividade experimental foi bem avaliada pelos alunos, conseguindo despertar a motivação e o interesse. A atividade se mostrou viável em ser utilizada em aulas remotas, mostrando que as atividades práticas podem ser utilizadas durante essa modalidade de ensino. O experimento também foi validado como uma atividade experimental investigativa, se mostrando uma alternativa para as aulas de Química. </span></span></span></p> Jedson Tiago Soares, Diego Arantes Teixeira Pires Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4272 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300 Experimentos investigativos sobre proteínas e ácidos nucleicos na formação inicial de professores de química https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4330 <p>O presente artigo relata e discute a importância da experimentação investigativa na formação inicial de professores. O embasamento teórico aborda as atividades experimentais investigativas e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. As atividades tiveram como objetivo auxiliar no processo formativo inicial dos professores, o que contribuirá para suas futuras aulas. A pesquisa teve caráter qualitativo, utilizando roteiros experimentais investigativos como instrumento de coleta e construção de dados. As atividades foram organizadas visando uma formação interdisciplinar, com o intuito de promover a reelaboração de conceitos. O professor desempenhou o papel de mediador durante o processo, auxiliando nos questionamentos para estimular reflexões mais profundas sobre os experimentos. As atividades permitiram constatar a contribuição para o processo formativo dos estudantes, visto que demonstraram uma compreensão aprimorada dos conceitos abordados em sala de aula. Ao longo do artigo, fica evidente que a experimentação investigativa promove essa contribuição para o processo formativo, proporcionando a reelaboração dos conteúdos através do envolvimento afetivo dos estudantes.</p> Selton Jordan Vital Batista, Ademir Souza Pereira Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4330 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300 Aprender pela pesquisa centrada no aluno e o ensino de química: uma avaliação primária https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4584 <p>Este texto tem o objetivo de apresentar uma avaliação discente sobre o trabalho docente desenvolvido no ensino de química via uso metodologia Dicumba, enfatizando uma atividade de pesquisa a patir do interesse e da curiosidade do aluno. Para tanto, uma pesquisa-ação de cunhho quali-quantitativo, via uso da observação participante e da aplicação de um formulário virtual como meios para a coleta de dados, foi desenvolvida por um professor de química da rede pública de ensino, do Estado do Rio Grande do Sul, no segundo semestre do ano de 2019, com 29 alunos da terceira série do ensino médio. Os dados analisandos por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences e refletidos à luz de teóricos demonstraram que a Dicumba, enquanto uma estratégia de ensino que caracteriza e vincula a ação do professor coexistente à ação do aluno, valorizando o APCA como um movimento que ocorre associadamente de forma individual e conjunta, social e científica, é rica o suficiente para fazer com que o sujeito aprenda inteiramente a partir do próprio interesse.</p> Everton Bedin, Lucas Eduardo de Siqueira Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4584 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300 Promovendo a inserção das interações discursivas na prática de professores em formação durante o estágio curricular https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2979 <p>O encontro de diferentes perspectivas culturais em sala de aula vem sendo considerado salutar para que estudantes repensem suas próprias concepções e ampliem seu repertório cultural. Com isso, as interações discursivas se mostram como fundamentais. Neste trabalho analisamos a prática de professores em formação e as estratégias usadas para que as interações discursivas estejam mais presentes nas aulas. Para isso, gravamos em vídeo as aulas dos licenciandos em período de estágio, e realizamos uma avaliação compartilhada dessas aulas com a intenção de promover um processo reflexivo sobre a prática, o que também foi gravado em vídeo. A análise das aulas mostrou melhoria em termos de interações discursivas a partir do processo reflexivo e um entendimento mais amplo do papel do professor em sala de aula. Esses dados trazem implicações para o estágio como componente curricular, no curso em questão, no sentido de promover um amplo processo reflexivo.</p> <p> </p> Aline de Souza Janerine, Ana Luiza de Quadros Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2979 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300 Modelos explicativos de estudantes do ensino médio sobre a ligação hidrogênio: avaliação sob a perspectiva lakatosiana https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4325 <p>O presente estudo possui como foco de investigação o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos referentes a ligação hidrogênio (LI). Esse conteúdo desenvolvido por intermédio de uma sequência didática (SD). Baseando-se na perspectiva de Lakatos, procurou- se averiguar se os modelos explicativos dos estudantes formam sequências de transição progressiva, similares ao que Lakatos, na História da Ciência, se refere a "problemática" que aumenta o poder heurístico do modelo. O acompanhamento das ideias dos estudantes ao longo do estudo do conteúdo revelou que houve um índice significativo de estudantes que conseguiu progredir conceitualmente. É possível inferir que as atividades desenvolvidas na SD contribuíram significativamente para a transição progressiva dos modelos explicativas da maioria dos participantes.</p> <p><strong>Palavras-Chave: </strong>Forças intermoleculares; transição progressiva; modelos explicativos.</p> Ana Carolina Gomes Miranda, Maurícius Pazinato Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4325 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300 A química no âmbito das ciências agrárias: reflexões a partir de uma revisão histórica https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4220 <p>Neste artigo, realizamos uma análise da evolução histórica das disciplinas de química oferecidas nos cursos de Agronomia e Zootecnia de uma instituição de ensino superior. Utilizando ferramentas da análise qualitativa, análise documental e entrevistas, obtivemos informações que descrevem as alterações curriculares introduzidas em relação à disciplina de química oferecida aos calouros, desde a criação dos respectivos cursos até o presente. A análise do desempenho dos estudantes nas avaliações dessas disciplinas mostrou que a química básica é a área na qual os estudantes apresentam maiores dificuldades. O estudo também nos permitiu inferir que metodologias que priorizam a contextualização dos conceitos químicos abordados podem contribuir de forma positiva para o desempenho dos estudantes e que uma disciplina de Química Geral seria muito importante na composição dos currículos desses cursos.</p> Aline Leuven, Tania Denise Miskinis Salgado, Shirley Martim da Silva Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4220 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300 Educação sexual em uma perspectiva CTSA: uma análise de licenciandos em química https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4302 <p>O artigo tem por objetivo analisar as concepções de licenciandos em química em relação ao desenvolvimento do tema educação sexual no ensino de química em uma perspectiva CTSA. A pesquisa participante de abordagem mista compreendeu duas etapas: 1) construção de uma proposta de sequência didática de química sobre a temática educação sexual, em uma perspectiva CTSA; 2) avaliação da sequência didática pelos licenciandos em química. A avaliação da sequência didática foi realizada por meio de um formulário eletrônico que foi respondido por 18 licenciandos em química. Nossos resultados indicaram que a grande maioria (83,3%) dos licenciandos em química diz que a temática pode ser estudada no âmbito da química. Quanto a sequência didática proposta, nossos resultados apontaram que os licenciandos a avaliaram satisfatoriamente. Esses resultados, mesmo que precocemente, permitem inferir que a química pode contribuir para a ampliação da discussão da educação sexual na perspectiva CTSA.</p> Gabrielle Lisboa Gomes, Lidiane de Lemos Soares Pereira Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4302 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300 As diferentes contextualizações, recursos e conteúdos utilizados nas questões de química do vestibular da UFRGS de 2007 a 2020 https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4248 <p>O objetivo deste trabalho foi investigar as diferentes contextualizações, conteúdos e recursos utilizados nas questões de Química das provas do concurso vestibular da UFRGS entre os anos de 2007 e 2020. Para tanto, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, do tipo Análise Documental. Das 350 questões analisadas, 203 apresentaram algum tipo de contextualização. Destaca-se o recurso de equação química, que aparece em 49 dessas 203 questões. Os conteúdos gerais mais presentes nas provas são os de compostos orgânicos, processos químicos reversíveis e ligações químicas, enquanto os conteúdos específicos mais evidentes são estequiometria, sistemas materiais e cadeias carbônicas. Foram identificadas questões com contextualização que se aproximam de temáticas do enfoque CTS, da História da Ciência e do cotidiano, não como princípios norteadores com reflexões e problematizações, mas uma contextualização mais próxima à exemplificação ou recurso didático. Entende-se que este estudo possibilita traçar um panorama sobre o perfil das provas de Química do vestibular da UFRGS.</p> Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, Guilherme Pez Jaeschke, Camila Greff Passos Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4248 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300 Validação de uma sequência que integra o ensino por investigação à argumentação para a licenciatura em química https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4415 <p>O presente artigo visa validar uma sequência didática que integra o Ensino por Investigação à Argumentação para ser futuramente implementada em cursos de Licenciatura em Química. Para atingir esse objetivo, convidamos três professoras licenciadas em Química com titulação de Doutorado em Educação ou Ensino de Química, e expertise em Ensino por Investigação e Argumentação. Essas professoras foram responsáveis por avaliar a sequência, usando o referencial adaptado de Guimarães e Giordan, em relação a sua: Estrutura e Organização; abordagem da Problematização; capacidade de promover a Argumentação; Conteúdos e Conceitos; Metodologia de Ensino e Avaliação; e viabilidade para o ensino remoto. A análise destacou aspectos positivos da sequência, bem como pontos a serem aprimorados. Esse processo resultou em uma sequência a ser implementada com potencial enriquecedor para o processo de ensino e aprendizagem, alinhando-se o Ensino Investigativo à Argumentação no Ensino de Química.</p> Helen Borges, Marina Martins, Breno de Matos de Jesus, Cristiane Martins da Silva Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4415 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 -0300