Os conhecimentos basilares mobilizados no estágio supervisionado de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2538

Resumo

Este estudo situa-se no campo de formação de professores e objetiva identificar os conhecimentos basilares mobilizados por licenciandos em Química nos diferentes instrumentos de planejamento e ação produzidos na disciplina do Estágio Curricular Supervisionado. As categorias utilizadas na análise foram definidas a priori a partir do modelo proposto por Abell (2007), a saber: Conhecimento do Conteúdo, Conhecimento Pedagógico, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Conhecimento do Contexto. Como principais resultados temos a predominância do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, fundamentado nas estratégias instrucionais para o ensino. Assim, ressaltamos a importância da variedade de atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado, que perpassem por diferentes conhecimentos da docência.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestra em Ensino de Ciência pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Leila Inês Follmann Freire, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Referências

ABELL, Sandra. Research on Science Teacher Knowledge. Handbook of Research on Science Education. p. 1105-1149, 2007.

ALMEIDA, Maria. Isabel; PIMENTA, Selma. Garrido. (orgs.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.

CARLSEN, Williams. Domains of Teacher Knowledge. In: GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N. G. (Eds.) Examining pedagogical content knowledge: the construct and its implications for science teaching. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1999. p. 21-50.

FERNANDEZ, Carmen. Revisando a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Revista Ensaio. Belo Horizonte. Edição 2015, v. 17, n.500-528. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v17n2/1983-2117-epec-17-02-00500.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2020.

GROSSMAN, Pamela Lynn. The making of a teacher: Teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.

MAGNUSSON, Shirley. KRAJICK, Joseph. BORKO, Hilda. Nature, sources, and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In: GESS-NEWSOME, J. LEDERMAN, N. G. (Eds.),Examining pedagogical content knowledge: p. 95-132. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers,1999.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2011

PARK, Soonhye; OLIVER, Steve. Revisiting the conceptualization of pedagogical content knowledge (PCK): PCK as a conceptual tool to understand teachers as professionals. Research in Science Education, New York, v. 38, p. 261-284, 2008

ROLLNICK, Marissa; BENNETT, Judith; RHEMTULA, Marian; DHARSEY, Nadine, NDLOVU, Thandi. The place of subject matter knowledge in pedagogical content knowledge: a case study of South African teachers teaching the amount of substance and chemical equilibrium. International Journal of Science Education, v. 30, n. 10, p.1365-1387, 2008

SILVA, Rejane Maria Ghisolfi; SCHNETZLER, Roseli P. Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o estágio supervisionado: propostas brasileiras e portuguesas. Química Nova[online]. São Paulo, v. 31, n. 8, p. 2174-2183, 2008.

VAN DRIEL, Jan H; VERLOOP,Nico; DE VOS, Wobbe . Developing science teachers' pedagogical content knowledge. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, NJ, v. 35, n. 6, p. 673-695, 1998.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1–22, 1987.

SHULMAN, Lee S. Those Who understand: Knowledge growth it teaching. Educacional Researcher, v.15, n.2, p.4-14, 1986CORRÊA, T. H. B.; BARBOSA, N. A. P. Educação ambiental e consciência planetária: uma necessidade formativa. Rev. Eletrônica Mestr. Educ.

Downloads

Publicado

02.07.2021

Como Citar

dos Santos, E. A., & Follmann Freire, L. I. (2021). Os conhecimentos basilares mobilizados no estágio supervisionado de Química. Educação Química n unto e ista, 5(1), 171–187. https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2538