Sobre a Revista

Processo de Avaliação pelos Pares

A Equipe editorial leva em consideração, em seu processo de avaliação, as temáticas que orbitam o escopo da proposta da revista, assim como adequação às normas. Trabalhos enquadrados nessa triagem, serão notificados e encaminhados para uma avaliação por dois pareceristas ad hoc para análise às cegas. Tais pareceres servirão de base para a decisão editorial.

Periodicidade

A Revista Espirales possuiu periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

As últimas décadas viram nascer e retomar grandes projetos e ideias que a fizeram crescer e mostraram as potencialidades e alcances da integração latino-americana. Nesta conjuntura é que nasce a Espirales - revista para a integração da América Latina e Caribe.

A publicação semestral é pensada e executada por estudantes de múltiplos rincões de Nuestra América, reunidos no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), localizada na região trinacional (Brasil, Paraguai e Argentina).

Entendemos a integração - em seu sentido político, econômico, sociocultural e epistêmico - como um objetivo e um desafio capaz de aproximar as diferenças, potencializar a diversidade e criar uma coexistência de múltiplos saberes e dinâmicas que contribuam a um mundo mais justo, a outros mundos possíveis.

Convidamos os leitores e as leitoras a serem participantes ativos de nosso projeto.