A DEBACLE DA NOVA REPÚBLICA BRASILEIRA: DA DESILUSÃO AO ENCERRAMENTO DE UM CICLO DEMOCRÁTICO

Autores

  • Renata Peixoto de Oliveira UNILA - Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política

Resumo

Este breve ensaio visa refletir sobre a crise politica brasileira na contemporaneidade a partir da compreensão deste processo enquanto parte de um giro democrático regional que nos leva a um momento de inflexão no que diz respeito à terceira onda de democratização que originou os regimes democráticos instaurados em diversos países da região no período pós-ditatorial.  Para além, da percepção de crise de determinados governos ou de crise da nova esquerda latino-americana, aqui se propõe a discussão sobre os elementos fundacionais ou estabilizadores daqueles regimes que ao se abalarem ou desaparecerem ocasionaram um giro democrático que afetaram a democracia e o regime republicano em diversos países. No caso brasileiro, buscaremos compreender a crise recente através de uma análise dos principais elementos que constituíram a nova República, bem como seus pactos fundacionais. Assim, podem-se lançar algumas luzes sobre os desafios atuais e as necessidades para a recomposição do regime democrático brasileiro no compasso das tradições republicanas e as possibilidades de aprofundamento democrático no sentido de uma maior densidade destes regimes.

Biografia do Autor

Renata Peixoto de Oliveira, UNILA - Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política

Mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG, doutorado sanduiche no center for latin american studies, University of Florida.

Professora do curso de Relações Internacionais da UNILA, do PPG-ICAL e do PPG-PPD

Referências

CALIL, Gilberto; SILVA, Carla; SILVA, Marcio Antonio (Org.). Ditadura, Transição e Democracia: estudos sobre a dominação burguesa no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre. FCM. 2016.

MACIEL, David. De Sarney a Collor: Reformas políticas, democratização e crise (1985-1990). São Paulo. Funape. 2012

OLIVEIRA, Renata Peixoto de. La reconfiguración neoliberal en su vertiente neoconservadora: desafíos y retos para las democracias latinoamericanas. In: VIDAL, Godofredo. Política Latinoamericana comparada. México D.F. Editorial UAM.2017.

OLIVEIRA, Renata Peixoto de. Muito além de direitas e esquerdas: os giros e a densidade dos regimes democráticos na América do Sul. Porto Alegre. REVISTA DEBATES. 2017.

SANTOS, Wanderley Guilherme dos. A democracia Impedida: O Brasil no Século XXl. Rio de Janeiro. FGV. 2017.

Downloads

Publicado

2019-02-12

Como Citar

Oliveira, R. P. de. (2019). A DEBACLE DA NOVA REPÚBLICA BRASILEIRA: DA DESILUSÃO AO ENCERRAMENTO DE UM CICLO DEMOCRÁTICO. evista spirales, 2(2), 25–42. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/1426