Revistas

  • Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática

    A Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática (RITECiMa) trata-se de um periódico científico com fluxo contínuo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A RITECiMa tem como foco publicizar resultados de pesquisas investigativas de viés tecnológico na área de Educação em Ciências (Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais) e em Matemática.

  • Frontería - Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada

    Frontería - Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada

    Frontería - Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) visa ser um espaço de debate e divulgação de pesquisas comparatistas e de teorias da literatura voltadas ao âmbito latino-americano e caribenho. A revista Frontería publica, semestralmente, artigos inéditos ou tradução de textos críticos e teóricos de real interesse para a área, resenhas bibliográficas e entrevistas. Os textos podem ou não ser agrupados em dossiê temático que concentre discussões contemporâneas de interesse na América Latina e Caribe.  

    A revista Frontería está aberta a contribuições de pesquisadores(as) oriundos(as) de instituições nacionais e internacionais, latino-americanos ou não. Seu conteúdo é de acesso livre e os textos submetidos passam por um processo de análise por pares, ou seja, serão lidos por pelo menos dois consultores ad hoc, escolhidos entre especialistas da área.

    O título Frontería está proposto desde um entendimento da fronteira como contato, expansão, movimento. Ou seja, se refere ao deslocamento de uma acepção que propõe delimitações prévias, fixações, lugares estanques, como prevê Abril Trigo ao sugerir o termo, em seu já conhecido artigo Fronteras de la epistemología: epistemologias de la frontera, (1997). Sendo assim, o título se ajusta ao lugar desde o qual é produzida esta publicação, a região da fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, especialmente pela necessidade a ele inerente, de constantemente (re)elaborar, discutir, por em questão as fronteiras.

    *Gostaríamos de agradecer aos mestrandos do PPGLC pela contribuição à construção da identidade da revista: a Daniela Serna e Libia Castañeda pela criação da imagem do site e a Luciano Dutra Miguel pela proposta de título. 

    ISSN: 2675-9470
  • Revista Peabiru

    Peabiru es un proyecto de arte y cultura laitnoamericana que produz hace 10 años una revista multimediática y colaborativa sobre cultura latinoamericana, que circula con el fin de promover la diversidad de voces e interpretaciones sobre la región. Otro eje de trabajo es la difusión cultural, un frente responsable en producir contenido digital sobre la cultura latinoamericana y organizar talleres, exposciones, intervenciones artísticas (muralismo de graffiti, fotomuralismo, instalaciones, vídeomapeo, etc.) en diálogo con movimientos, escuelas, colectivos y comunidades de espacios urbanos en Foz de Iguazú y la región fronteriza.

    La revista y las acciones de difusión cultural son parte de un proyecto de extensión realizado en la Universidad Federal de Integración Latinoamericana y tiene como foco contribuir con la misión de la institución fortaleciendo los procesos de integración regional y también dejar en evidencia a la región de frontera donde la UNILA está inserta.

    Publicação: São aceitos trabalhos para as seguintes modalidades: 

    Artigos; Críticas literárias e artísticas (cine, artes visuais, tearto, dança, música)Entrevistas; Imagens (Fotos e/ou ilustrações); Textos Poéticos (Narrativas, contos e poesias originais); Artebiografias (Textos biográficos sobre artístas latino-americanos). 

    Para saber mais sobre as diretrizes para autores acesse aqui.


     

    EQUIPE

    Editora-chefe da revista e coordenadora do projeto de extensão: Michele Dacas, departamento de culturas e comunicação, PROEX-UNILA


    Comitê editorial:

    Livia Brito Barbosa, graduada em relações internacionais e integração na UNILA.

    Milene Rocha Lourenço Leitzke, departamento de culturas e comunicação, PROEX-UNILA

    Sigrid Beatriz Varanis Ortega, estudante de história licenciatura na UNILA


    Diagramação e projeto gráfico:

    Roger Perciliano Do Prado Dourado, departamento de culturas e comunicação, PROEX-UNILA

     

    Equipe de Difusão Cultural:

    Eduarda Regina Lopes Fank, estudante de arquitetura e urbanismo da UNILA

    Lucas Ovelar, estudante de Biotecnologia, UNILA

    Kevinn Steven Carrera Choconta, estudante de Letras, Artes e Mediação Cultural da UNILA

     

    Realização

    Departamento de culturas e comunicação (DECC) e,

    Projeto de extensão: Peabiru Territórios do Paraná: arte, comunicação e gestão da memória

     

    Pró-Reitoria de Extensão

    Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

     


  • Educação Química en Punto de Vista

    A revista Educação Química en Punto de Vista é uma publicação de fluxo contínuo (adotado partir de 2022) da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química - ReLAPEQ, criada em 2014. Seu título procura abarcar as duas línguas que representam os países latino-americanos e caribenhos, embora aceite também publicações em inglês. A missão da revista é difundir trabalhos relacionados à educação química produzidos no âmbito de diferentes países e contextos educacionais, conferindo um caráter de internacionalização à revista e, em simultâneo, compreendendo diferentes realidades tais como: ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, formação de professores, educação em espaços não-formais.

  • Revista Epistemologias do Sul

    Epistemologias do Sul: Pensamento Social e Político em/para/desde América Latina, Caribe, África e Ásia
  • Revista Eletrônica Ludus Scientiae

    A Revista Eletrônica Ludus Scientiae (LUDUS) é um periódico científico da área de educação em ciências e cujo objetivo é publicar artigos que versem sobre a integração da ludicidade com o ensino e a aprendizagem de temas relacionados às áreas de ciências naturais (Química, Física e Biologia) por meio de pesquisas e relatos que discutam os benefícios sobre o uso de jogos e demais atividades lúdicas quando utilizados nas áreas supracitadas.

  • Revista Orbis Latina - Racionalidades, Desenvolvimento e Fronteiras - ISSN: 2237-6976

    A Revista Orbis Latina, ISSN 2237-6976, a partir de 2016, é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

  • Revista Espirales

    A Espirales - revista para a integração da América Latina e Caribe (ISSN 2594-9721), está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) da UNILA. Nossa linha editorial está voltada para textos fruto de pesquisa que tenha um olhar crítico sobre a América Latina e os diferentes aspectos da integração no âmbito internacional. Com isso objetivamos publicar textos que proporcionem uma visão crítica sobre a realidade latino americana e as possibilidades de integração.

    Qualis 2017-2020: A1

    Contato: revistaespirales@gmail.com

  • Revista SURES

    A revista SURES, periodico do Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História e Cultura da UNILA, surge com a proposta de apoiar a pesquisa interdisciplinar e de contribuir para o desafio de pensar de modo plural as epistemologias do hemisfério sul.

    ISSN: 2317-2738

  • Revista do Imea

    ISSN: 2318-1869


    O Mercosul e a integração da América Latina multifacetada, em foco.

  • TEKOA

    A TEKOA (ISSN: 2764-8893) é uma iniciativa discente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Integração Latino-americana (PPGHIS/UNILA). A palavra Tekoa é de origem Guarani (mbyá e ñandeva), língua que pertence à família linguística Tupi-Guarani (tronco macro-Tupi) e significa o lugar onde se vive conforme o sistema social dos povos Guarani. Os modos de ser, saber e poder Guarani, além da elaboração de seus territórios, fazem parte de uma cosmologia marcada em diversas regiões da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Explorando as interações e conexões com outros contextos do Sul global, a revista propõe a construção de um espaço de difusão cultural e acadêmica sem fronteiras para a circulação dos olhares, saberes, domínios, práticas e sociabilidades presentes na América Latina e Caribe. Sua perspectiva é, portanto, transdisciplinar, transnacional, conectada com outros mundos e realidades Sul-Sul, através do tempo e do espaço. Assim como a História, a TEKOA estabelece diálogos com diferentes campos disciplinares, aberta às contribuições de todas as áreas das humanidades e ciências sociais. Orientada para publicações semestrais, recebemos artigos, ensaios, entrevistas, resenhas, produções artísticas e fontes primárias circunstanciadas em fluxo contínuo, sempre em caráter inédito, inaudito e original, capaz de relacionar questões referentes a espaços e temporalidades diversas.

  • Revista Unila Extensão e Cidadania

    A Revista Unila Extensão e Cidadania é um periódico de publicação anual, vinculada a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (PROEX) , e tem como objetivo contribuir com a divulgação científica da extensão universitária, ampliando o alcance das ações de extensão da universidade e consolidando-se como um espaço de divulgação das ações nas comunidades.


    Em formato bilíngue, aceita originais em português e espanhol na forma de artigos, ensaios, entrevistas, relatos de experiência, temas de atualidades e galerias de imagens, que podem ser tanto específicos de uma determinada disciplina quanto interdisciplinares no que se refere à sua metodologia, teorização e bibliografia.