Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista SURES, de periodicidade semestral e em formato digital,  surge com a proposta de apoiar a pesquisa interdisciplinar e de contribuir para o desafio de pensar de modo plural as epistemologias do hemisfério sul. Por isso se define como veículo de desafios, difusão e debate de ideias, estudos e relatos de experiências, além de se constituir em espaço aberto à comunidade acadêmica, não apenas latino-americana mas internacional, que traduzam reflexões de caráter transnacional sobre temas dos mais variados enfoques e que iluminem as relações interculturais no século XXI.

O veículo se constituirá em um espaço aberto à comunidade acadêmica, com foco na atividade crítica, tanto no que diz respeito às categorias conceituais como em seus desdobramentos estéticos, éticos e políticos.

A revista SURES tem ainda o propósito de divulgar conhecimentos, saberes, línguas originárias e propostas teóricas e práticas inéditas sobre a atuação na pesquisa do Instituto de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-americana e contribuir para a formação de recursos humanos na pós-graduação.

 O QUALIS da Revista SURES no trieno 2013-2016:

 

 
ISSNTítuloÁrea de AvaliaçãoClassificação
2317-2738REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILAANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIAB5
2317-2738REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILAARQUITETURA, URBANISMO E DESIGNB5
2317-2738REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILAARTESB5
2317-2738REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILACIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAISB5
2317-2738REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILAHISTÓRIAB4
2317-2738REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILAINTERDISCIPLINARB4
2317-2738REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILALINGUíSTICA E LITERATURAB5
2317-2738REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILAPLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIAB5
 

 

Políticas de Seção

Dossiê

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Narrativas / Poesias

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Poemas Gravados

Gravação de poemas latinoamericanos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Encontros/Encuentros

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Após recebimento, o trabalho será avaliado pela Comissão Editorial quanto à adequação às normas da revista e, se aceito, os artigos serão avaliados anonimamente por dois pareceristas ad hoc (avaliação por pares cega). Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos. Quando forem indicadas modificações substanciais, o/a autor/a será notificado e poderá realizá-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado pela Comissão Editorial, sendo publicado somente o material avaliado positivamente pelos pareceristas.

Os originais poderão sofrer adaptações para fins de editoração.Todos os artigos submetidos devem atender à política editorial da Revista.

 

 

Periodicidade

Periocidade Semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.

 

Normas para aceitação de artigos

A submissão de trabalhos será feita unicamente pelo sítio.

O autor deve cadastrar-se na revista selecionando a opção autor, gerar login e senha clicando aqui.

Ao fazer o login, será direcionado à Página do Usuário, na qual deverá clicar em [Nova submissão].

O processo de submissão divide-se em cinco passos.

O autor deve preencher todos os passos adequadamente. O não cumprimento dessa exigência acarretará na rejeição do trabalho.

Os cinco passos são:

1. Início: escolher a Seção

2. Transferência do Manuscrito: anexar o trabalho (em formato .doc) no site e clicar em Transferir.

3. Inclusão de Metadados: informações sobre os Autores, Inclusão de Autor (se houver co-autoria), Título e Resumo, Indexação, Agências de Fomento (se houver) e Referências.

4. Transferência de Documentos Suplementares: destinado para o envio de imagens (que não possuam direito autoral) e de quadros e tabelas, desde que pertinente ao trabalho (a Comissão Editorial se reserva ao direito de rejeitar imagens que não tenham relação com o trabalho apresentado); e para o envio de declaração de ineditismo da tradução ou autorização do autor da obra traduzida.

5. Confirmação: verificar os passos anteriores e Concluir submissão

Normas

1. Textos em formato word ou odt. Em português ou espanhol. E de acordo com o Comité Editorial podem ser aceito artigos em outros idiomas com sua tradução correspondiente.

2. Os artigos deverão ter 4 mil palavras, aproximadamente 13 páginas, tamanho A4, incluindo as referências bibliográficas e notas.

3. Os artigos deverão ter resumo e abstract de no máximo 10 linhas e palavras chave - (até 5) em português/espanhol/ e inglês obrigatoriamente e opcional em guarani.

 

Observar:

Título - Deve ser representativo do trabalho. Escrito em português e espanhol, centralizado e grafado em letra inicial maiúscula, negrito, tamanho 12 Times New Roman.

Autores-Nome completo sem negrito, letra inicial maiúscula, letra tipo Times New Roman, tamanho 10, separado por ponto e vírgula. Ao lado do nome do(s) autor(es), entre parênteses, filiação científica do(s) autor(es) e email.

4. O resumo deve entre 300 e 400 caracteres (inclusive espaços), com 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

5. As resenhas devem ter de 4 a 5 mil caracteres.

6. Na elaboração dos textos, favor observar os itens abaixo:

- citações com mais de tres linhas devem ter recuo de 4 cm da margem esqueda e com fonte Times New Roman 11 e sem aspas.

- até tres linhas aspas duplas.

- palavras estrangeiras, títulos de obras e neologismos em itálico.

- pede-se reduzir ao máximo o uso de rodapé.

- fontes de citações indicar ao final (SOBRENOME, ano de publicação e número de pagina(s)

-Referências bibliográficas completas ao final do texto.

Formatação das referências bibliográficas:

• Livro: SOBRENOME DA/O AUTORA/OR DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

 

• Capítulo de livro: SOBRENOME DA/O AUTORA/OR DO CAPÍTULO, Prenomes. "Título do capítulo". In: SOBRENOME DA/O AUTORA/OR DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo.

• Artigo de periódico: SOBRENOME DA/O AUTORA/OR DO ARTIGO, Prenomes. "Título do artigo: subtítulo". Título do Periódico, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano.

 

Normas para aceptación de artículos

  1. El autor deberá registrarse en el sistema para poder enviar su artículo.

Proceso de selección de artigos:

 

1. Textos en formato word u odt. En portugués o español y de acuerdo con la decisión del Comité Editorial, se pueden publicar artículos en otros idiomas con su respectiva traducción.

2. Los artículos deverán tener 4 mil palabras, aproximadamente 13 páginas, tamaño A4, incluyendo las referencias bibliográficas y las notas.

3. Los artículos además, tendrán un resumen en portugués o español, y en inglés, obligatoriamente y queda a elección en guaraní.

Observaciones:

Título: Representativo del trabajo. Escrito en :portugués y en español, centralizado y en negrita en letra inicial mayúscula, tamaño 12.Times New Roman.

Autores: Nombre completo sin destaque, letra incicial mayúscula, letra Times New Roman, tamaño 10, separado por punto y coma. Al lado del nomnbre del autor, entre paréntesis, la institución del autor y correo electrónico.

2. Los ensayos  deben  tener 300 mil palabras o 15 hojas, incluyendo las referencias bibliográficas y  notas.

3. Con resumen y abstract en lenguas originarias de Latinoamérica e inglés de 10 líneas y palabras clave - (hasta 5) en português/español  y en inglés

4. Las  reseñas deben tener  de  4 a 5 mil caracteres.

5. En la elaboración de los textos, favor observar los itens abajo:

- citas con más de tres lineas  deben tener recuo de 4 cm de la izquierda  y con fuente Times New Roman 11 y sin em comillas.

- hasta  tres líneas usar comillas .

-palabras estranjeras,títulos de obras y neologismos en itálico.

- se pide reducir al máximo el uso de pie de página.

- fuentes de citas indicar  al final (Apellido, año de publicación y número de página(s)

- Referencias bibliográficas completas al fin del texto.

 

Reglas para la presentación de referencias bibliográficas:

• Libro: APELLIDO DE LA AUTORA/OR DE LA OBRA, nombres. Título de la obra: subtítulo. Número de la edición. Sitio de Publicación: Editorial, año de publicación.

• Capítulo de libro: APELLIDO DE LA AUTORA/OR DEL CAPÍTULO, nombres. "Título do capítulo". In: SOBRENOME DA/O AUTORA/OR DA OBRA, nombres. Título de la obra: subtítulo. Número de la edición. Ciudad de Publicação: Editorial, año de publicación. Páginas inicial y fin del capítulo.

• Artículo de periódico: APELLIDO  DE LA AUTORA/OR DEL ARTÍCULO, nombres. "Título del  artículo: subtítulo". Título del Periódico, número del volume, número del fascículo, páginas inicial y final del articulo, mes y año.

 

Corpo Editorial

Conselho Editorial:

Diana Araujo Pereira (UNILA)
Jorgelina Ivana Tallei (UNILA)
Michele Dacas (UNILA)
Paulo Renato Silva (UNILA)

 Colaboradores Editores/as:

Daniela Araujo (UNILA)

Gabriela Canale Miola (UNILA)

Marcelo Ricardo Villena (UNILA)

Clovis Antonio Brighenti (UNILA)

 

Pareceristas:

Aline Antunes Zanatta (Museu Republicano Convenção de Itu – Universidade de São Paulo – USP).
Ana Flávia Cernic Ramos (Universidade Federal de Uberlândia – UFU).

Claudia Assis (FURG)

Graciela Ravetti (UFMG)
Carmen Luna Sélles (Universidad de Vigo)

Daniel Quaranta (UNIRIO)
Danilo Martuccelli (Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS).
Esteban Campos (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, Universidade de Buenos Aires – UBA e Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais - CLACSO).

Fabrício Pereira da Silva (Universidade Federal Fluminense – UFF).
José Alves de Freitas Neto (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP).
Karina Kosicki Bellotti (Universidade Federal do Paraná – UFPR).
Lorena Capogrossi (Universidad Nacional de Córdoba).
Luiz Felipe Viel Moreira (Universidade Estadual de Maringá – UEM).
Maria Helena Rolim Capelato (Universidade de São Paulo – USP)

Marco Scarassatti (UFMG)
Rafael dosSantos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ).
Rosangela de Jesus Silva (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA)

 

REVISORES:
1. Natalia dos Santos Figueiredo

 

2. Ariel Matías Blanco



 

 

 

 

Editora: Diana Pereira de Araujo

 

 

CONSELHO EDITORIAL:

 

1.Aníbal Quijano ( UNSM)

2.Adriana Almada (Paraguai)

3.Alai Garcia Diniz (UFSC)

4.Alfredo Cordiviola (UFPE)

5.Clara Agustina (UNILA)

6.Carlos Federico Dominguez Avila

7.Janice Theodoro da Silva (USP)

8.José Jorge Carvalho (UnB)

9.Joana Pedro (UFSC)

10.Mireya Soares (UnB)

11.Meri Frotscher (UNIOESTE)

12.Raúl Fornet y Betancourt( Universidad de Bremen y Aachen)

13.Rita Segatto (UnB)

14.Sérgio Medeiros (UFSC)

15.Wilmar D´Angelis ( UNICAMP)

16.Susy Delgado (Paraguai)

17.Wilmar D'Angelis (UNICAMP)

 

 

CONSELHO DE REDAÇÃO:

 

1.Danielle Araújo

2.Gerson Ledezma

3.Pedro Granados

4.Cleusa Gomes

5.Hernán Benegas Marcel

 

REVISORES:

 

1.Samira Jalil

2.Thiago Valenzuela Bolívar

3.Rejane Bueno