AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC’S, COMO FACILITADOR NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

Resumo

O presente estudo tem por objetivo verificar e analisar a Aplicação e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na Educação escolar para fins pedagógicos em sala de aula. Sabemos que as TIC’s assumiu nos últimos anos um papel imprescindível na Educação. Assim sendo, a principal meta das TIC’s é a utilização da informação disponível no ambiente virtual como suporte às práticas pedagógicas. Acreditando na presente e constante evolução o uso das TIC’s para fins pedagógicos, serve de apoio para atender as exigências por agilidade, flexibilidade, efetividade e inovação no ambiente escolar. Nesse contexto, na busca por uma maior qualidade e para tornar o ambiente escolar mais atraente, torna-se essencial a realização de aplicação de recursos voltados para que os alunos ter um ensino de maior qualidade e que viabilize e potencialize a melhoria contínua do desempenho escolar no país.

Biografia do Autor

Ageu Tavella Goncalves, Universidade da Integração Latino-Americana - UNILA

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (2009), Pós-Graduado em Tecnologia da Informação E Direito Administrativo Pela Faculdade Venda Nova Do Imigrante. Pós-graduando em Informática da Educação e Docência do Ensino Superior. Cursando Graduação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA. Atualmente é Servidor Público Federal na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Tem experiência nas diversas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, como: Infraestrutura de TI, Banco de Dados, Administração e Gestão em Redes de Computadores, Engenharia Especializada de Sistema, possui conhecimento avançado em relação ao uso de diversos Softwares, tais como: Word, Excel, Power Point, pacote LibreOffice (Writer, Calc e Impress), CorelDraw, Photo Paint, Photoshop, Flash, Dreamweaver. Nível avançado nos sistemas operacionais IOS, Android, Linux; Windows e Windows Server. Fui Gerente Comercial para um grupo de empresas entre Brasil e Paraguai no ramo Industrial de utilidades domésticas, setor de Importação e Exportação. Possui capacitação e experiência Licitações e Contratos, Seleção de Fornecedores de Tecnologia da Informação - SFTI, Gestão de Contratos de Tecnologia da Informação - GCTI, Gestão de Projetos, Gestão da Informação de Documentação, Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - ePING.

Cursando graduação em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química, pela UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA - UNILA

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação a Distância. (1997) Programa Nacional de Informática na Educação - Proinfo(diretrizes. Brasília: MEEC/SEED.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. Coletânea

de normas técnicas elaboração de TCC, Dissertação e Tese. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

ALMOULOUD. S. A. Informática e Educação Matemática. São Paulo: PUC – SP, 2007

BITTAR, Marilena. A incorporação de um software em uma sala de Matemática:

uma análise segundo a abordagem instrumental. Prelo, 2010.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 2ed. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BORGES, M. F. V. Inserção da Informática no Ambiente Escolar: inclusão

digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino. XXVIII

Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Workshop de Informática na Escola (WIE). 2008.

ELIA, M. F. O papel do professor diante das Inovações Tecnológicas. XXVIII

Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2008.

FAGUNDES, L. C.; VALENTINI, C. B.; SOARES, E. M. S. Linguagem, educação

e recursos midiáticos: quem mexeu na minha escola? Em: PESCADOR, C.; SOARES, E. M. S.; NODARI, P. C. (Org.). Ética, Educação e Tecnologia: pensando alternativas para os desafios da educação na atual idade. Curitiba: CRV, 2010.

FIRPO, S. P.; DE PIERI, R. G. Avaliando os efeitos da introdução de computadores em escolas públicas brasileira. Revista Brasileira de Inovação, v. 11, p. 153-190, jul. 2012. Disponível em:<http://ocs.ige.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/528>.

GABRIEL, M. Educar - A (r) evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva

Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0ahUKEwj6uYLD-sfVAhVDeCYKHYQgBTQQFgg5MAM&url=http%3A%2F%2Fppgecm.ensinodeciencias.net%2Fprodutos%2Flydianne%2Fpdf%2FT7.pdf&usg=AFQjCNGD5aO0mfpqsrHAdkRM8VjWkh_F-g> Acessada em: 08 de agosto de 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, J. R. S.; JANNUZZI, P. M. IDH, indicadores sintéticos e suas

aplicações em políticas públicas: uma análise crítica. Revista Brasileira de Estudos

Urbanos e Regionais, vol. 7, p. 73-90. 2011.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a

mudança e a incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9°ed. Campinas: Editora Papirus, 2012.

MASETTO, M.T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. Em: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas : Papirus. 2010.

MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

MARCHIORI, L. L. de M.; MELO, J. J.; MELO, W. J. Avaliação docente em relação às novas tecnologias para a didática e atenção no ensino superior. Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 16, n. 2, p. 433-443, 2011.

VALENTE, J. A. O uso inteligente do computador na Educação. Pátio Revista pedagógica. Editora: Artes Médicas Sul, ano 1, no1, pp.19-21, 1997.

PEIXOTO, R. J. V. A informática na educação. 2006. 127 f. Dissertação (Mestrado)

Universidade Aberta, Lisboa 2006.

Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA: MANUAL DE CITAÇÃO E NOTAS DE RODAPÉ, Foz do Iguaçu – 2014.

Downloads

Publicado

2018-07-09

Edição

Seção

Artigos