CONEXÃO ENTRE AGRICULTURA FAMILIAR E COOPERATIVISMO

Autores

  • Alcidir Mazutti Zanco UNIOESTE
  • Fábio Corbari UNIOESTE
  • Adilson Francelino Alves UNIOESTE

Resumo

A Agricultura Familiar tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico e social não apenas das áreas rurais, mas contribuindo muito para a economia do país como um todo. Reconhecida pela sociedade e governos, como segmento estratégico para diversificação produtiva e segurança alimentar. Os diferenciais culturais, produtivos e econômicos deste público, tem obtido destaque também na formação de ações de cooperação, com resultados importantes para a construção do desenvolvimento rural sustentável. Este texto tem como foco a análise da conexão existente entre a Agricultura Familiar e o Cooperativismo Solidário, verificando as potencialidades das ações coletivas e os limites deste processo organizativo. O grupo de cooperativas pesquisadas é vinculado a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária - UNICAFES, entidade representativa que aponta avanços positivos na organização socioeconômica deste segmento. Neste ensaio afirmam-se estes apontamentos, demarcando a necessidade de inovações comportamentais e institucionais para a maior participação dos atores na construção do desenvolvimento local e para melhor conexão entre as diversidades e potencialidades dos associados com as cooperativas.

Biografia do Autor

Alcidir Mazutti Zanco, UNIOESTE

Doutorando do PPGDRS/Unioeste Campus de Marechal Cândido Rondon e Bolsista da CAPES. 

Fábio Corbari, UNIOESTE

Doutorando do PPGDRS/Unioeste Campus de Marechal Cândido Rondon e Bolsista da CAPES.

Adilson Francelino Alves, UNIOESTE

Sociólogo, doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Associado da UNIOESTE – Francisco Beltrão, membro do Grupo de Estudos Territoriais (GETERR) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Risco e Sustentabilidade (IRIS), docente do PPGDRS mestrado/doutorado.

Referências

ABRAMOVAY, R. O capital social dos territórios: repensando o desenvolvimento rural. Revista Economia Aplicada, v. 4, n. 2, abr./jun. 2000.

ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: Anpocs; Unicamp; Hucitec, 1992.

ARAÚJO, S. M. P. Eles: a cooperativa; um estudo sobre a ideologia da participação. Curitiba: Projeto, 1982.

BATALHA, M. O.; BUAINAIN, A. M.; FILHO, H. M. De S. Tecnologia de gestão e agricultura familiar. In: 42° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2004, Cuiabá, Anais. Cuiabá, 2004.

BIALOSKORSKI NETO, S.; BALIEIRO, C. F. Capital social e cooperativas na Agricultura do Estado de São Paulo: um ensaio analítico. Texto para Discussão – Comissão de Pesquisa e Publicações da FEA-RP/USP. Ribeirão Preto, 2000.

BRASIL. Lei 11.326. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11326.htm>. Acesso em: 12 de agosto de 2017.

BUAINAIN, A. M. Agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimento sustentável: questões para debate. Brasília: IICA, 2006.

BUAINAIN, A. M.; GARCIA, J. R. Os pequenos produtores rurais mais pobres ainda tem alguma chance como agricultores? In: A pequena produção rural e as tendências do desenvolvimento agrário brasileiro: Ganhar tempo é possível? Brasília: CGEE, 2013.

FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations. The state of food and agriculture: innovation in family farming. FAO: Roma, 2014.

LOURENZANI, W. L. Modelo sistêmico para gestão integrada da agricultura familiar. São Carlos, 2005. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos, 2005.

OLSON, M. A lógica da ação coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

PUTNAM, R. D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2002.

SCHNEIDER, S. Pluriatividade na agricultura familiar. Porto Alegre, UFRGS, 2003.

SCHNEIDER, J. O. Democracia, participação e autonomia cooperativa. 2. ed. São Leopoldo: Unisinos, 2004.

SCHNEIDER, S. Reflexões sobre diversidade e diversificação: agricultura, formas familiares e desenvolvimento rural. Ruris, v. 4, n. 1, p. 85-131, 2010.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SILVA, A. L.; LOURENZANI, A. E. B. S. Modelo sistêmico de ocorrência de ações coletivas: um estudo multicaso na comercialização de frutas, legumes e verduras. Gestão de Produção, v. 18, n. 1, p. 159-174, 2011.

TOURAINE, A. Crítica da modernidade. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

VEIGA, J. E. da. Uma estratégia de desenvolvimento rural para o Brasil. In: CD-ROM dos Anais do Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, 1997.

VEIGA, J. E. da. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. Editora FGV, Rio de Janeiro, 2000.

UNICAFES - União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Documento Base V Congresso. Brasília. 2017. Disponível: <http://unicafes.org.br>. Acesso em: 15 agosto de 2017.

ZANCO, Alcidir, Mazutti. A contribuição do PECSOL para aprendizagem dos diretores como multiplicadores do conhecimento no cooperativismo (Dissertação de Mestrado UNIOESTE, PPGDR) Francisco Beltrão, 2016. Disponível: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/3033/5/Alcidir%20M.%20Zanco2017.pdf.

Downloads

Publicado

2019-01-18