O COOPERATIVISMO ENQUANTO INSTITUIÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO À DESIGUALDADE DE GÊNERO NO MEIO RURAL

Autores

  • Maíra Soalheiro Grade UNILA
  • Dirceu Basso UNILA

Resumo

Este artigo se propõe a realizar uma análise da persistência do cenário de desigualdade entre homens e mulheres nos mais diversos espaços públicos, além de estudar a maneira como o cooperativismo, por meio de iniciativas que já estão sendo desenvolvidas no interior das organizações, pode ser uma ferramenta de participação social e democrática, despertando a ação política das mulheres no meio rural como defensoras de seus direitos.Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é examinar, por meio dos dados colhidos por três artigos sobre a questão da mulher no ambiente cooperativo da Central Cresol Baser no Sudoeste do Paraná, as possibilidades de desenvolvimento das mulheres e também os limites que muitas vezes não são ultrapassados nas experiências desenvolvidas nas cooperativas. Como resultado da análise, entendemos que apesar de existir no meio rural uma tendência ainda maior do que nos espaços urbanos de exclusão das mulheres dos espaços de discussão e decisão das políticas que envolvem suas vidas de maneira direta, com ações e políticas afirmativas é possível iniciar o processo de superação de tais desigualdades. Nesse sentido, ações como Programa de Gênero na Cresol Baser, implantado com o objetivo da redução da desigualdade de gênero na instituição e a inserção das mulheres nos conselhos (administração e fiscal) das Cooperativas de Crédito Rural integrantes da Cresol Baser constituem instrumentos para o fortalecimento de suas capacidades humanas, sociais e econômicas. Compreendemos, por fim, que o desenvolvimento das mulheres no espaço rural torna possível a melhoria da vida no campo como um todo, tanto na questão econômica das famílias quanto na construção de ambientes mais democráticos e com equidade para todos.

Biografia do Autor

Maíra Soalheiro Grade, UNILA

Graduada em Direito, Mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Dirceu Basso, UNILA

Doutor em Desenvolvimento Rural e docente da Universidade Federal da Integração Latina Americana (UNILA), com atuação no Curso de Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Unila e Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mestrado e doutorado, sob convênio 02-AC/2016 entre a UNILA e UNIOESTE. Membro dos Grupos de Pesquisa: Observatório das Agriculturas Familiares Latino-Americanas (Observatório AFLA); Desenvolvimento Regional e Integração Latina-Americana; Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável.

Referências

ACI – ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL. Princípios Cooperativistas. Disponível em: < http://ica.coop/en/what-co-operative >: Acesso em: 16 jul. 2017.

ARENDT, G. D.; BONA, A. N. O cooperativismo solidário e a adesão das mulheres agricultoras ao Pronaf no Sudoeste do Paraná. Disponível em <http://www.infocos.org.br/publicacresol/> Acesso em 26 out. 2018.

AVRITZER, L. A moralidade da democracia: ensaios em teoria habermasiana e teoria democrática. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996.

BEARD, M. Mujeres y poder: um manifiesto. Buenos Aires: Crítica, 2018.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. 1. ed. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BUENDÍA-MARTÍNEZ, I.; CARRASCO, I.. Mujer, actividad emprendedora y desarrollo rural en América Latina y el Caribe. Cuadernos de desarrollo rural, 10 (72), 2013, p. 21-45.

BUENDÍA-MARTÍNEZ, I.; PIRES, M. L. L. e S. Cooperativas e revitalização dos espaços rurais: uma perspectiva empresarial e associativa. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 19, n.1, 2002, p. 99-108.

CULTI, M. N. Mulheres na economia solidária: Desafios sociais e políticos. In: Anais do IV Congreso Europeo CEISAL de Latinoamericanistas, Bratislava-República Eslovaca, jul. 2004.

DALLER, V. L. O. O Empoderamento da Mulher e a Igualdade de Gênero: Coopergênero uma Política Pública de Cooperativismo. Disponível em: http://www.fearp.usp.br/cooperativismo/29.pdf. 2010. Acesso em: 17 jul. 2017.

FLEURY, S. Socialismo e Democracia: o lugar do sujeito. In: Fleury, S. & Lobato, L. V. C. (Orgs.). Participação, Democracia e Saúde. Coleção Pensar em Saúde, 24-46. Rio de Janeiro: CEBES, 2009.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

HEREDIA, B. M. A.; CINTRÃO, R. P. Gênero e acesso a políticas públicas no meio rural Brasileiro. Revista Nera. Presidente Prudente, v. 9, n.8, p.1-28, 2006.

KERGOAT, D. Divisão Sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, Helena et al. (Org.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Unesp, 2009, p. 67-75.

KRAMER, J. C.; COSTA, Z. F. Se todos são iguais perante a lei por que há um programa de gênero na Cresol? Uma análise constitucional. 2016. Disponível em <http://www.infocos.org.br/publicacresol/> Acesso em 26 out. 2018.

LIMA, M, S. Cooperativismo: uma experiência feminina na arte de produzir conquistas. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141498932014000200010&lng=pt& tlng=pt. Acesso em: 17 jul. 2017.

LISBOA, T. K.; LUSA, M. G. Desenvolvimento sustentável com perspectiva de gênero - Brasil, México e Cuba: mulheres protagonistas no meio rural. Revista Estudos Feministas, 18(3), 2010, p. 871- 887.

SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, nº 2, 1995, pp. 71-99.

SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

VOLLES, A.; BONA, A. N. Cooperativas de Crédito Rural: a inserção das mulheres nos conselhos. Disponível em <http://www.infocos.org.br/publicacresol/> Acesso em 26 out. 2018.

Downloads

Publicado

2019-01-18