O COOPERATIVISMO E AS REDES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL: O CASO DA COOPAZÇU NA COMUNIDADE DE NAZARÉ – AMAZONAS

Autores

  • Wendell Lima Bandeira UNILA

Resumo

Este trabalho buscar fazer uma análise do cooperativismo e sua conexão com as redes sociais como fator de desenvolvimento em comunidades rurais na Amazônia, tomando como caso a cooperativa Coopazçu, localizada na área rural do município de Parintins, Amazonas. O objetivo do trabalho se baseia na análise de como se dar as dinâmicas de interações sociais existentes na comunidade na formação de uma estrutura de governança articulada pelos próprios atores sociais e como a cooperativa local ao desenvolver suas atividades econômicas, sociais e ambientais contribui na busca de um desenvolvimento rural a partir das redes sociais. Para isso será utilizada como metodologia a revisão bibliográfica, abordando as teorias e a conceituação que se relacionam com o objeto de estudo, como o desenvolvimento a partir do Ator e interações com as redes sociais, o capital social presente nas organizações, o movimento cooperativismo e os valores de reciprocidade, confiança e cooperação, entre outros referentes a temática. Também será utilizado dados referente a uma pesquisa de campo realizado na comunidade onde estar localizado a cooperativa. Os dados serviram pra demonstrar como a cooperativa estabelece suas relações sociais para o desenvolvimento da região onde se localiza e como os atores locais utilizam as redes sociais para impulsionar seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Wendell Lima Bandeira, UNILA

Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. O capital social dos territórios: repensando o desenvolvimento rural. Economia Aplicada – n° número 2, vol. IV: 379-397, abril/junho 2000.

BIALOSKORKI NETO, Sigismundo. Aspectos econômicos das cooperativas / Sigismundo Bialoskorki Neto. Belo Horizonte: Mandamentos, 2006. 222 p.

BRAGA, Tania Moreira. Desenvolvimento local endógeno: entre a competitividade e a cidadania. Rev. Brasileira Estudos Urbanos e Regionais, n. 5 / maio, 2002.

CHAVES, Maria P. S. R. Uma experiência de pesquisa-ação para gestão comunitária de tecnologias apropriadas na Amazônia: o estudo de caso do assentamento de Reforma Agrária Iporá. 2001. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

COSTA, B. A. L.; AMORIM JUNIOR, P. C. G.; SILVA, M. G. As cooperativas de agricultura familiar e o mercado de compras governamentais em Minas Gerais. RESR, Piracicaba-SP, Vol. 53, Nº 01, p. 109-126, Jan/Mar 2015.

FAVARETO, Erilson. O que é desenvolvimento?. Extraído (com atualizações) de Arilson Favareto / Paradigmas do desenvolvimento rural em questão. São Paulo: Ed. Iglu/Fapesp, 2007, p. 35 a 56.

FUKUYAMA, F. “Capital Social”. In: HARRISON, L. E.; HUNTINGTON, S. P. A cultura importa. Rio de Janeiro: Record, 2002.

FUNDAÇÃO SICREDI. A Trajetória do Sicredi: uma história de cooperação – Sicredi’s journey: a history of cooperativism / Fundação Sicredi; [tradução de Susan Abraham]. – Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2014. 272 p.

GONZALES, S. R.; PEREIRA, V. C.; SOLGIO, F. K. D. A perspectiva orientada pelo Ator em estudos sobre desenvolvimento rural. Perspectivas Rurales. Nueva época, Año 13, N° 25, 2014.

MLADENATZ, Gromoslav. História das doutrinas cooperativas. Trad.: José Carlos Castro; Maria da Graça Leal; Carlos Potiara Castro. Confebras: Brasilia. 2003.

OLIVEIRA, Gilson Batista. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista FAE, Curitiba, v.5, n.2, p.37-48, maio/ago. 2002.

PUTNAM, R. D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

REISDORFER, Vitor Kochhann. Introdução ao cooperativismo / Vitor Kochhann Reisdorfer – Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Rede e-Tec Brasil, 2014. 106 p.

SABOURIN, Eric. Manejo dos recursos comuns e reciprocidade: os aportes de Elionor Ostrom ao debate. Sustentabilidade em debate, 2010.

SALES, João Eder. Cooperativismo: origens e evolução. Revista brasileira de gestão e engenharia. Número I, jan-jun, 2010, p. 23-34.

SCHNEIDER, Sergio; ESCHER, Fabiano. A Contribuição de Karl Polanyi para a sociologia do desenvolvimento rural. Sociologias, Porto Alegre, ano 13, no 27, mai./ago. 2011, p. 180-219.

SILVA, Michele Cristhina. Cooperativismo no Brasil: um estudo comparativo de três perspectiva com ênfase na região de Florianópolis. Dissertação Mestrado (Mestrado acadêmico em administração) Universidade do Vale do Itajaí, SC, 2009.

SINGER, Paul. Economia solidária versus economia capitalista. Soc. Estado. Vol.16 n 1-2, Brasília, June/Dec. 2001.

Downloads

Publicado

2019-01-18