Revista Eletrônica Ludus Scientiae https://revistas.unila.edu.br/relus <p>A <strong>Revista Eletrônica <em>Ludus Scientiae</em></strong> <strong>(LUDUS)</strong> é um periódico científico da área de educação em ciências e cujo objetivo é publicar artigos que versem sobre a integração da ludicidade com o ensino e a aprendizagem de temas relacionados às áreas de ciências naturais (Química, Física e Biologia) por meio de pesquisas e relatos que discutam os benefícios sobre o uso de jogos e demais atividades lúdicas quando utilizados nas áreas supracitadas.</p> pt-BR <p>Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica <em>Ludus Scientiae</em>, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).</p> <p> </p> <p> </p> revista.ludus.scientiae@unila.edu.br (MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS) diseg@unila.edu.br (Divisão de Serviços Corporativos e Segurança) Tue, 23 Jul 2024 17:24:14 -0300 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Ludus Scientiae: expansões e esperanças em 2024 https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/5009 Aline Kundlatsch, Cleberson Souza da Silva, Felipe Augusto de Mello Rezende Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Ludus Scientiae http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/5009 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 Pac-Vid: um jogo digital para ensinar medidas de prevenção à covid-19 e o debate acerca das fake news https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4241 <p><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">A partir da circulação de uma variante do coronavírus (SARS-CoV-2), associada à COVID-19, inúmeras </span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">fake </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW60248174 BCX0">news</span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0"> t</span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">ê</span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">m sido veiculadas durante a pandemia no Brasil e no mundo. Dentre as dificuldades na gestão da grave situação sanitária no país, está a disseminação de informações falsas ao público em geral. Neste sentido, este trabalho relata a elaboração de um </span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">game </span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">educacional que visa abordar, na disciplina de Ciências do Fundamental II, medidas cientificamente comprovadas de prevenção à doença.&nbsp; Com base nos elementos da </span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">Tétrade</span> <span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">E</span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">lementar </span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">dos j</span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">ogos, </span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">realizou-se o </span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">design</span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0"> do </span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">game</span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0"> digital </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW60248174 BCX0">Pac-Vid</span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">, uma modificação do clássico </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW60248174 BCX0">Pac</span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">-Man</span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun Superscript SCXW60248174 BCX0" data-fontsize="10">®</span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">. A avaliação do jogo, </span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">que ocorreu </span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">com </span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">uso da</span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0"> escala</span> </span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW60248174 BCX0">EGameFlow</span> </span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">e questões</span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0"> dissertativas, contou com dez </span><span class="NormalTextRun CommentStart SCXW60248174 BCX0">participantes</span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0"> (licenciandos e professores)</span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">, que responderam um questionário na plataforma Google Formulários. Os resultados indicam uma boa aceitação do </span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">game</span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0"> para fins educacionais, bem como uma melhoria dos conhecimentos acerca da COVID-19. A socialização dessa experiência visa contribuir para </span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">a </span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">inserção de temáticas controversas no ensino de </span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">Ciências</span><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">, bem como estimular que professores explorem o universo do </span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">game design</span></span><span class="TextRun SCXW60248174 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60248174 BCX0">.</span></span><span class="EOP SCXW60248174 BCX0" data-ccp-props="{&quot;134245418&quot;:true,&quot;134245529&quot;:true,&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559685&quot;:0,&quot;335559731&quot;:709,&quot;335559738&quot;:240,&quot;335559739&quot;:240,&quot;335559740&quot;:240,&quot;335559991&quot;:2,&quot;469777462&quot;:[709],&quot;469777927&quot;:[0],&quot;469777928&quot;:[1]}">&nbsp;</span></p> Aroldo Nascimento Silva, Rogério Augusto Bordini, Ana Paula Santos de Pinho Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Ludus Scientiae http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4241 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300