Chamada aberta de artigos para o dossiê "História e ensino da História Indígena"

2025-04-22

O presente dossiê acolherá propostas que contribuam com a construção da História Indígena ao mesmo tempo que introduzam conteúdos relativos ao ensino da história e culturas indígenas, oferecendo informações para a apropriação de referenciais conceituais e legais para conhecimento e valorização dessa sociodiversidade. Também acolheremos artigos que contribuam para desconstruir noções equivocadas e preconceituosas sobre os Povos Indígenas, valorizando a multietnicidade e a pluralidade cultural no contexto latino-americano. Abordagens contextualizadas sobre temas históricos e contemporâneos, em temáticas diversas, como luta pelos territórios, construção de autonomia, propostas pedagógicas para educação escolar, meio ambiente, direitos indígenas etc.

Como abordagem teórica, o dossiê está ancorado nos estudos sobre o tema, no que concerne uma apropriação entre a Antropologia, a História e os Direitos Indígenas. A historiadora Maria Celestino de Almeida (2010) e a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha (2002) concordam que os povos indígenas conquistaram os direitos e a partir dos mesmos, estão empenhados na sua concretização, deixando os “bastidores” para assumir os “palcos”. No entanto parte da sociedade brasileira ainda resiste à possibilidade de ver os povos indígenas como sujeitos de direitos, desejando transformar suas vidas e seus territórios em espaço de produção e consumo capitalista. Nesse sentido, Anibal Quijano (2009) demonstra que a sociedade latino-americana precisa superar a perspectiva da colonialidade, como um padrão mundial de poder capitalista, fundado na imposição de uma classificação racial/étnica da população do mundo.

Do mesmo modo que acolheremos artigos com temáticas que se oponham a perspectiva do Epistemicídio, e que abordem as práticas próprias de pensar a vida e de estar no mundo dos povos originários.