Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1. Introdução

A Revista IMEA-UNILA (RevIU) foi concebida para veicular reflexões sobre a integração latinoamericana. Diferentes formatos de difusão dessas reflexões poderão ser considerados pelo Corpo Editorial, entre os quais, artigos convidados para compor dossiês sobre determinados temas, entrevistas de personalidades relevantes no contexto sócio-político da América Latina (AL), resenhas de livros pertinentes ao tema central da revista, artigos sobre a história da AL, bem como outro tipo de enfoque, no contexto da integração. No nosso referencial acadêmico, terão prioridades de publicação artigos que abordem o tema da integração numa perspectiva interdisciplinar e intercultural.

Os artigos convidados para dossiês e aqueles submetidos para publicação regular deverão atender às normas descritas abaixo. Textos com entrevistas e resenhas poderão ser submetidos em arquivos Microsoft Word ou OpenOffice. A formatação final de qualquer material publicado na revista será de nossa responsabilidade.

2. Apresentação do artigo

Todo material publicado na RevIU será formatado com o LATEX, de modo que não é necessário se preocupar com tipo e tamanho de fontes na preparação dos manuscritos. No entanto, para melhor conforto visual de quem vai examina-los, convém utilizar fontes e tamanhos básicos, como Verdana e Georgia em tamanhos 16 (título do artigo), 14 (autores e títulos de seções), 12 (corpo do texto) e 10 (citações com mais de três linhas).

Ao contrário de tipo e tamanho de fontes, outros elementos usuais em artigos científicos deverão obedecer rigorosamente às normas abaixo.

 

2.1. Na primeira lauda

Incluir apenas:

1. Títulos em português, espanhol e inglês;

2. Nome(s) do(s) autor(es);

3. Filiação do(s) autor(es)

 

2.2. A partir da segunda lauda

1. Apenas os títulos, sem os nomes dos autores;

2. Resumos em português, espanhol e inglês, limitado a 600 caracteres, incluindo espaços (aproximadamente 10 linhas);

3. Resumo opcional em outro idioma, a critério do(s) autor(es);

4. Corpo do texto. O artigo deve conter um máximo de 60.000 caracteres, incluindo espaços. Isso corresponde a aproximadamente 30 páginas.


3. Elementos básicos do artigo

3.1. Resumos e palavras-chaves

Os resumos já foram mencionados acima. Entre 3 e 5 palavras-chaves referentes ao conteúdo do artigo, escritas em português, espanhol e inglês, deverão ser colocadas abaixo dos respectivos resumos.

 

3.2. Texto do trabalho

Organizado conforme as normas próprias de cada área de conhecimento. Por exemplo, nas ciências da natureza o formato básico é: Introdução, Metodologia, resultados, discussão e conclusão.

 

3.3. Quadros, tabelas, gráficos e imagens

Imagens deverão possuir tamanho a partir de 1000x1000 px, enumeradas, na ordem em que aparecem no artigo, e acompanhadas de legendas que permitam compreender o significado das informações contidas na imagem.

Quadros, tabelas e gráficos também deverão ser acompanhados de legendas explicativas.

 

3.4. Citações e referências

3.4.1. Citações com até três linhas

Devem vir entre aspas, dentro do parágrafo, acompanhadas por uma chamada entre parênteses para o autor, o ano e o número da página da publicação.

Ex1: Segundo Soares (2000, p. 234) “uma nova relação entre ensino, pesquisa, aprendizagem e avaliação processual” exige novas posturas pedagógicas e metodológicas.

Ex2: “Uma nova relação entre ensino, pesquisa, aprendizagem e avaliação processual” (SOARES, 2000, p.234) exige novas posturas pedagógicas e metodológicas.

 

3.4.2. Citações com mais de três linhas

Devem ser destacadas com recuo, sem aspas, em corpo 10. Ex:

[...] os professores têm sido desafiados a se desprenderem de práticas mais tradicionais e a investirem em práticas pedagógicas reflexivas, criadoras e com especial significado para suas próprias práticas e para o movimento educacional que estão instalando em suas classes, qualificando o debate e asdiscussões em sala de aula, o que materializa, mesmo que indiretamente, uma estratégia de formação continuada dos docentes. (Soares, Oliveira, 2003, p. 9).

A referência bibliográfica completa da citação virá em lista única ao final do artigo, sob o título Referência.

A exatidão e a adequação das citações e referências a trabalhos consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor.

 

3.4.3. Notas de rodapé

Devem ser evitadas. Quando necessárias, que tenham a finalidade de:

1. observações complementares;

2. realizar remissões internas e externas;

3. introduzir uma citação de reforço e fornecer a tradução de um texto.

As indicações das fontes bibliográficas das notas de rodapé deverão ser feitas no texto.

 

3.4.4. Referências

1. O material bibliográfico utilizado deve constituir uma lista única, sob o título Referências, no final do artigo, em ordem alfabética por sobrenome de autor. Devem ser completas e elaboradas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 6.023.

2. Quando se tratar de obra consultada on-line, é necessário indicar o endereço eletrônico e a data em que foi acessada. Ex: Disponível em <https://ojs.unila.edu.br/ojs/index.php/IMEAUNILA>, acesso em 5/5/2013.

3. Se a obra estiver em suporte eletrônico (DVD, CD-ROM), essa informação também deve constar após a sua identificação.

4. Livros (um autor) FLORIANI, José Valdir. Professor e pesquisador: exemplificação apoiada na Matemática. 2. ed. Blumenau: Furb, 2000. 142 p. (Programa Publicações de Apoio à Formação Inicial e Continuada de Professores).

5. Livros (dois ou mais autores) DAMIÃO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio. Curso de direito jurídico. São Paulo: Atalas, 1995.

6. Capítulos de livro REGO, L. L. B. O desenvolvimento cognitivo e a prontidão para a alfabetização. In: CARRARO, T. N. (Org.). Aprender pensando. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. p. 31-40.

7. Artigos de periódico GOROVITZ, Matheus. Da educação do juízo de gosto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 79, n. 193, p. 86-94, set./dez. 1998.

8. Teses e dissertações ARAÚJO, U. A. M. Máscaras inteiriças tukúna. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

9. Artigos de jornal com autor identificado LEAL, L. N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.

10. Artigos de jornal sem identificação de autor ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: http://www.diariodonordeste.com.br. Acesso em: 28 nov. 1998.

11. Decretos, Leis BRASIL. Lei nº 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999. Disponível em: . Acesso em: 22 dez.1999.

12. Constituição Federal BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislação federal e marginália, São Paulo, v. 59, p. 1996, out./dez. 1995.

13. Trabalhos publicados em Anais de Congresso GUNCHO, M. R. A educação a distância e a biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998. Fortaleza. Anais... Fortaleza: Tec Treina, 1998. 1 CD-ROM.

14. As siglas devem vir acompanhadas do nome por extenso. Ex.: Centro de Informação e Biblioteca em educação (Cibec).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.