Desvendando os mistérios do microcosmo latino-americano

Autores

  • Francisco Mauro Salzano UFRGS

Resumo

Pode-se localizar o início da ciência como a conhecemos hoje por volta da metade do século XVII; e ocorreu todo um processo evolutivo na maneira de se fazer ciência. Em seus primórdios o que havia eram figuras isoladas que buscavam se integrar através de sociedades científicas, bem como de revistas por elas financiadas. Mas o início da profissionalização do cientista, com a formação de universidades como as que conhecemos hoje, só ocorreria no século XVIII.

De lá para cá o desenvolvimento só pode ser classificado como prodigioso; e uma ferramenta tecnológica fundamental para o nivelamento da produção científica de nações desenvolvidas com as daquelas em desenvolvimento foi a internet. A circulação do conhecimento desenvolvia-se em ritmo de tartaruga até a sua implementação; enquanto hoje a informação torna-se instantaneamente disponível e é armazenada em bancos de dados acessíveis internacionalmente.

Esta característica condicionou o surgimento de consórcios de pesquisa, para a investigação de problemas que de outra maneira não poderiam ser bem equacionados. As publicações na área da genética e biologia molecular, atualmente, podem incluir como autores centenas de pessoas de dezenas de diferentes países. Isto é, o processo de globalização econômico veio sendo acompanhado de outro, concomitante, na área científica.

Downloads

Publicado

2013-12-29