Memórias do Ensino de Ciências no Brasil: a constituição da área segundo pesquisadores brasileiros, origens e avanços da pós-graduação

Autores

  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Bauru

Resumo

Este artigo trata da constituição e desenvolvimento da área de ensino de ciências no Brasil, destacando os fatores

considerados importantes neste processo, bem como as origens e avanços da pós-graduação nesta área. Os dados

para a elaboração deste texto foram recolhidos a partir da literatura da área, em respostas dadas a questões

formuladas em entrevistas realizadas junto a pesquisadores brasileiros no contexto de desenvolvimento do projeto:

Formação da área de Ensino de Ciências: memórias de pesquisadores no Brasil e em documentos sobre avaliação

da pós-graduação no país, particularmente da área de ensino de ciências.

Palavras-chave: Educação em ciências; Constituição da área de ensino de ciências no Brasil; pós-graduação em

ensino de ciências; Memórias de pesquisadores brasileiros.

Biografia do Autor

Roberto Nardi, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Bauru

Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências - Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência –
Faculdade de Ciências – Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Bauru – São Paulo – Brasil (e-mail: nardi@fc.unesp.br)

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Publicado

2015-06-16