Proximidade e escuta do outro: desafios metodológicos para a produção partilhada de conhecimento em Sociomuseologia

Autores

  • Juliana Maria de Siqueira Museu da Imagem e do Som de Campinas

Resumo

A Museologia Social ou Sociomuseologia pode ser definida como um campo de estudos e ação social dedicado a promover a socialização dos meios de produção e gestão do patrimônio integral de uma comunidade. Em outras palavras, o que a distingue é seu caráter social, a natureza partilhada e inclusiva de suas práticas e concepções. Essa opção, que expressa um compromisso com a promoção da dignidade humana, a justiça social e o exercício do direito à memória, à cultura e à comunicação – dentre outros – implica o desenvolvimento de relações horizontais entre profissionais especializados e comunidades e, portanto, o enfrentamento das assimetrias de poder que marcam a produção e o uso do conhecimento. Carregando essa dimensão utópica – a convicção de que todo cidadão possa participar ativamente do processo museológico – a Museologia Social pode desafiar a colonialidade do poder, do saber e do ser. É possível imaginarmos, a partir desse campo, a produção de uma Museologia Decolonial, Transmoderna ou Intercultural. Por isso, é importante refletirmos sobre as metodologias de investigação a partir das quais se constrói o conhecimento em Museologia Social e nos aventurarmos na exploração de alternativas metodológicas capazes de estabelecer o diálogo entre os campos científicos com os quais a Museologia lida e as várias Epistemologias do Sul produzidas pelas comunidades às quais ela se dirige. Esta comunicação tem como ponto de partida a pesquisa de doutoramento realizada junto à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, sobre a Educação Museal em uma perspectiva intercultural da Sociomuseologia. Pretende-se explorar as potencialidades do método analético proposto por Enrique Dussel, assim como a noção de “Cosmoaudição”, identificada por Carlos Lenkersdorf, para a fundamentação da investigação e a construção de um edifício metodológico fundado na proximidade, na escuta e na reciprocidade com as comunidades participantes da investigação.

Biografia do Autor

Juliana Maria de Siqueira, Museu da Imagem e do Som de Campinas

Graduação em Comunicação Social pela UFMG, Especialista em Multimeios pela Unicamp, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM, Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA USP, Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Referências

ANDINO, Cristian. Consideraciones en torno a la cuestión del método en la filosofía de la liberación de Enrique Dussel. Analéctica. Revista Electrónica de Pensamiento Crítico. Ano 1, n. 11, Jul. 2015. Disponível em: <http://www.analectica.org/articulos/andino-metodo>. Acesso em 14 abr. 2017.

DUSSEL, Enrique D. Filosofia da Libertação. São Paulo, Piracicaba: Edições Loyola, Editora Unimep, 1980.

GONZÁLES SAN MARTÍN, Patricia. La filosofía de la liberación de Enrique Dussel: una aproximación a partir de la formulación de la analéctica. Estudios de Filosofía Práctica e Historia de las Ideas, v. 16, n. 1, Mendoza, Dez. 2014, p. 45-52. Disponível em: . Acesso em 18 jul. 2017.

GUARNIERI, Waldisa Rússio Camargo. A interdisciplinaridade em Museologia (1981). In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. V. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do ICOM, 2010, p. 123-126.

LENKERSDORF, Carlos. Filosofar en clave tojolabal. México: Miguel Ángel Porrúa, 2005.

LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70, 1988.

PANSARELLI, Daniel. A filosofia dusseliana da libertação e sua ética. Revista Urutágua, Ano I, N. 4, Maringá, Maio 2002. Disponível em: <http://www.urutagua.uem.br//04fil_ daniel.htm>. Acesso em 18 jul. 2017.

RODRIGUES, Ubiratane de Morais. Levinas: uma proposta crítica ao primado da filosofia ocidental. Kairós: Revista Acadêmica da Prainha. Ano V, N. 1, Fortaleza, Jan/jun. 2008, p. 203-213. Disponível em: <http://www.catolicadefortaleza.edu.br/wp-content/uploads/ 2013/12/14.Ubiratane-LEVINAS-e-a-ontologia-formatado-corrigido-ok.pdf>. Acesso em 18 jul. 2017.

Downloads

Publicado

2018-01-23