Colonialidade do saber, interdisciplinaridade, interculturalidade e promoção da justiça cognitiva: elementos para um debate

Autores

Biografia do Autor

Larisse Miranda de Brito, Faculdade Maurício de Nassau

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pelo Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares Sobre Universidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do grupo de pesquisa Observatório da Vida Estudantil (OVE/UFBA/UFRB). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Interessa-se por pesquisas que abordam questões ligadas à políticas sociais, especialmente aquelas relacionadas aos temas educacionais de acesso, permanência, formação e currículo no ensino superior considerando seus desdobramentos nos assuntos referentes à gênero e raça. Tem conhecimento nas áreas de ciências sociais e humanas. Atuou como Professora Substituta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atua como docente do Curso de Serviço Social da Faculdade Maurício de Nassau. Vêm desenvolvendo estudos no campo das investigações pós-coloniais nos quais busca compreender os reflexos do poder colonial nos processos de aprendizagem de jovens dos setores populares 

 

Georgina Gonçalves dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Sciences de lÉducation - Université de Paris VIII (2006). Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, dirigiu o Centro de Artes, Humanidades e Letras. É consultora da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão e membro do Réseau International de Recherche sur lÉvaluation de lEnseignement par les Étudiants. Professora do Programa de Pós - Graduação de Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, EISU da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, ações afirmativas, serviço social, políticas sociais e vida universitária. Atualmente é Vice-Reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, mandato 2015-2019.

Referências

Referências:

a) Livros:

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. La Paz, 2009.

b) Artigos em coletâneas:

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: CLACSO (Orgs.). A Colonialidade do saber, eurocentrismo Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 117-142. Disponível em: << http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf>> Acesso em: 24 de novembro de 2016.

____. Colonialidad del poder y clasificación sócial In: Santiago Castro-Gómez y

Ramón Grosfoguel (Orgs). El Giro Decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central,

Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 93-126.

SANTOS, B. S.; et.al. Introdução: para ampliar o cânone da ciência: a

diversidade epistemológica do mundo. In: Boaventura de Sousa Santos; Maria Paula G. Meneses; João Arriscado Nunes (Orgs.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Porto: Afrontamento, 2004.

CASTRO-GÓMEZ, S. Decoloniazar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de

saberes. In: Santiago Castro-Gómez y Ramón Grosfoguel (Orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. – Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p.79-93

LUZZI, D. A.; PHILIPPI, A. Jr. Interdisciplinaridade, pedagogia e didática da complexidade

na formação superior. In: Arlindo Phillipi Jr. e Antônio J. Silva Neto (editores).

Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia e inovação. São Paulo: Manole, 2011, p. 123-143

c) Artigos em periódicos:

QUIJANO, A. Colonialidade, poder, globalização e democracia. In: Revista Novos Rumos,

nº 37, ano 17, 2002, p. 4- 28.

d) Artigos em periódicos da Internet:

BRITO, L. M. Novas Rotas para o Ensino Superior no Brasil: os bacharelados interdisciplinares da UFRB. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade.) – Instituto de Humanidades Artes e Ciências. Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2015. Disponível em: << https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18380>>. Acesso em: janeiro de 2017.

NOGUEIRA, J. F. F. Reforma da Educação no Governo Lula: debate

sobre ampliação e democratização do acesso. Brasília: UnB, 2008. 123 p. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: <<http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1230/1/DISSERTACAO_2008_JaanaFlaviaFernandesNogueira.pdf >> Acesso em: janeiro de 2017.

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Publicado

2018-01-23