Quilombo, materialidade e roça na apropriação socioespacial e territorial brasileira
Resumo
A roça é uma entidade geográfica que foi se constituindo ao longo da formação brasileira em espaços complementares aos processos de ocupação e que representava ao mesmo tempo “frestas” diante do ideário geográfico intento no colonialismo português. O seu sentido vai muito além de tal complementaridade e o seu aprofundamento nos permite buscar compreender qual o seu papel diante do modelo agrário instaurado ao se tornar na Bahia, um espaço de representação quilombola e de sustentação das famílias negras, diante de uma sociedade fortemente marcada pelo escravismo na configuração e apropriação material do território . Nesta análise teórica cabe avaliar, tanto as relações intrínsecas presentes na complexidade social como a produção de sentidos estabelecidas ao se desenhar esta formação territorial brasileira.Referências
FIABANI, A. Mato ,palhoça e pilão: o quilombo, da escravidão às comunidades remanescentes. (1532-2004).São Paulo: Expressão Popular, 2005.
GOMES, F. dos S.Mocambos e Quilombos : uma história do campesinato negro no Brasil.São Paulo: Claro Enigma, 2015.
JESUS, F. N.de. Território e territorialidade negra quilombola em Coqueiros – BA: dos espaços de referências à afirmação identitária / Fábio Nunes de Jesus. –2013.165 f.
MORAES, A. C. R. Território e historia no Brasil. 2.ed. São Paulo: Annablume, 2005.
NEVES, E. F. MIGUEL, A. (Org) Caminhos do Sertão: ocupação territorial, sistema viário e intercâmbios coloniais dos sertões da Bahia. Salvador: Arcadia / Fapesb, 2007.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
SODRÉ, M. A verdade seduzida. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
WANDERLEY, M. N. B. A ruralidade no Brasil moderno. Por un pacto social pelo desenvolvimento rural. En publicacion: ¿Una nueva ruralidad en América Latina? Norma Giarracca. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.