A CRISE DAS COOPERATIVAS DE LEITE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO OESTE DO PARANÁ E AS INSTITUIÇÕES DAS PRÁTICAS DE GESTÃO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar elementos institucionais que afetam negativamente o processo de gestão das cooperativas, bem como, a falta de capacitação dos agricultores para o gerenciamento do empreendimento. Nesta perspectiva, o método enquadra-se qualitativo, sendo que foram analisados através de entrevistas com os onze presidentes, com questões abertas dialogando com eles sobre suas dificuldades e melhorias na gestão. Nos resultados identificou–se que o principal problema que atinge as cooperativas é a falta de conhecimento dos cooperados, o que leva a uma deficiência na gestão, e está ligado ao planejamento estratégico, custo, produção, marketing e comercialização. Concluímos, que os presidentes possuem dificuldades que precisam ser superadas, e assim, alcançar o objetivo esperado, melhorando com capacitação, trabalho em equipe, comprometimento, aprimorar o planejamento estratégico e inclusão no mercado. Mantendo o suporte da equipe SISCOOPLAF (Cooperativa Central da agricultura familiar com interação solidária do Oeste do Paraná), para melhorar o funcionamento da cooperativa.
Referências
FURLAN, T. Z., RIBEIRO, G. F.; TROVÃO, J. H. M.; LERME, F. H.; MATIAS, G. de S. Gestão ambiental dos processos produtivos e gestão de recursos naturais: análise dos artigos publicados em um encontro nacional brasileiro entre os anos de 2011 a 2015. Revista Espacios. Disponível em: <http://www.revistaespacios.com/a17v38n06/a17v38n06p17.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2018.
MELO, Aline Milioni de. As cooperativas de leite da agricultura familiar com interação solidária do Oeste do Paraná: uma análise da retração das instituições nas práticas de gestão. 104f. Dissertação. (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável). UNIOESTE: Marechal Cândido Rondon, 2018.
NORTH, Douglas C. Custos de Transação, instituições e Desempenho Econômico. 1994. Disponível em:<https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/
/13995/2/RB%2028%20Custos%20de%20Transa%C3%A7%C3%A3o,%20Institui%C3%A7%C3%B5es%20e%20a%20Cultura%20da%20Informalidade%20no%20Brasil_P_BD.pdf> Acesso em: 02 dez. 2016.
OLIVEIRA, J. R. de. O comprometimento do cooperado com a cooperativa. Santa Maria, 2007.
PRESTES, R. V. Desafios e vantagens no cooperativismo: estudo de caso em uma cooperativa de flores e plantas ornamentais do Distrito Federal. 2015
RIPPEL, L. Os atores e as redes de desenvolvimento rural no processo produtivo do leite no Sudoeste do Paraná. Dissertação (Mestrado Desenvolvimento Rural Sustentável). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon, PR, 2016
SANTOS, Elza Maria. ROQUETE, Fátima Ferreira. Práticas de gestão em cooperativas: um estudo de caso de uma cooperativa de transporte de passageiros em táxi de Belo Horizonte. 2013 . Disponível em https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/15318416.pdf Acesso em 02 de nov. 2018
SILVA, H. A. da. Resultados Econômicos de Sistema de Produção de Leite com diferentes Níveis Tecnológicos na Cooperativa Castrolandia, Castro, PR. Extensão Rural EMATER – PARANÁ, Curitiba, 2016.
TODARO, M. E. C., OLIVEIRA, K. K. de. A concepção de estratégias em empresas empreendedoras: estudo de caso na memps ltda. 2008 Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/viewFile/35/35>. Acesso em: 22 fev. 2018
UNICAFES, Boletim Informativo. Edição nº 21, 2011. Disponível em: <http://www.unicafesparana.org.br/uploads/informativos/41/Edicao_21.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2018.
VILCKAS, M. Os determinantes da tomada de decisão sobre o que produzir: proposta de um modelo para unidades de produção rural familiares. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Aline Milioni de Melo, Clério Plein, Geysler Rogis Flor Bertolini- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).