A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO COOPERATIVISMO NO MUNDO

Eduardo Dalcin Castilha

Resumo


O objetivo deste artigo foi o descrever a construção histórica do cooperativismo que ocupa um lugar de destaque na atualidade. Em seu caráter de entidades socioeconômicas, que satisfazem diversas necessidades de seus associados mediante serviços de distribuição, colocação da produção e de trabalho, as cooperativas são atualmente apreciadas em todos os quadrantes do mundo. As cooperativas têm demonstrado ser, efetivamente, formas construtivas de proteção, defesa ou reação, capaz de multiplicar sua ação através dos esforços em coalizão de pessoas, sendo eficazes instrumentos contra a intermediação supérflua, os monopólios e outras manifestações de caráter especulativo e aptas para preservar a solidariedade, igualdade, justiça, equidade e liberdade. Assim sendo, este artigo abrange contribuições que cientistas e historiadores emprestam à literatura principalmente internacional sobre o cooperativismo.


Palavras-chave


Associação; Cooperativismo; Histórico; Igualdade.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUDO, J. Dias. Cooperação e Cooperadores . Lisboa: Livros Horizonte, 1980.

BARROS, Afonso de. Doutrina Cooperativa e Princípios Cooperativos. Oeiras Centro de Estudos de Economia Agrária, 1980.

DUQUE, J. F.. Principios Cooperativos y experiencia cooperativa. In: Anuário de Estudios Cooperativos. Bilbao: Universidad de Deusto, 1987. p. 89 –118.

GROMOSLAV, Mladenatz. História das Doutrinas Cooperativas. Brasília: CONFEBRAS, 2003.

HARROSON, J. F. C.. Robert Owen and the Oweniste in Britain and América London: Routledge and Kegan Paul, 1965.

LEITE, João Salazar. Cooperação e intercooperação . Lisboa: Livros Horizonte, 1982.

LUZ FILHO. Fábio. Cooperativas Escolares. 5. ed. aum. atual. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, 1960.

MATEO BLANCO, Joaquín. Historia de la reforma de los Princípios Cooperativos. In: REVESCO. Madrid: REVESCO, 1985. n. 53.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Orbis Latina

A Revista Orbis Latina, ISSN 2237-6976, é publicada originalmente na plataforma digital ISSUU, cujo acesso, leitura e downloads são gratuitos. Mais detalhes ver  https://sites.google.com/site/orbislatina/