MUTIRÃO COMO FORMA DE COOPERAÇÃO: UMA ALTERNATIVA PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS DA POPULAÇÃO POBRE

Autores

  • Fernanda Sobral Rocha UNILA

Resumo

Este artigo é uma reflexão de uma parte da pesquisa para elaboração da dissertação de Mestrado relacionado a políticas habitacionais em Foz do Iguaçu/PR e o programa habitacional voltado à população de baixa renda, a respeito das consequências de realocações promovidas pelo programa a partir da percepção das mulheres chefe de família. Ainda que breve, a pesquisa desenvolveu uma reflexão das situações ocorridas no bairro Cidade Nova II. Este estudo busca, como ponto de referência, definições e concepções sobre a pobreza para refletir sua própria construção histórica e as demandas da população vulnerável. O objetivo principal é a contribuição para um conhecimento e uma compreensão mais aprofundada sobre a pobreza nas cidades em que a própria população urbana pobre busca alternativas para a construção da casa própria, por exemplo, o regime de mutirão, modalidade esta de cooperação a partir de um pensamento de solidariedade e ajuda mútua.

Biografia do Autor

Fernanda Sobral Rocha, UNILA

Mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Referências

ANDRADE, L. da S. Reverso de um espetáculo urbano: desafios e perspectivas par uma arquitetura habitacional popular. Rio de Janeiro: Casa 8: Prourb, 2013.

BARROS, R. P. de; Carvalho, M. de; Franco, S. Pobreza multidimensional no Brasil. IPEA - TD n° 1227: Rio de Janeiro, 2006.

BOURDIEU, P. A miséria do mundo. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2012

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em 15 de novembro de 2017.

BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf> Acesso em 15 de novembro de 2017.

BRASIL. Lei nº 5.764 - Define a Política Nacional de Cooperativismo Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5764.htm. Acesso em: 10 de julho de 2017.

CARLOS, A. F. A. LEMOS, A. I. G. Dilemas urbanos: novas abordagens sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2003.

CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Tradução de Iraci D. Poleti. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CATTANI, A. D. DÍAZ, L. M. Desigualdades na América Latina: novas perspectivas analíticas. Traduzido por Ernani Ssó. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

CATTANI, A. D. Riqueza Substantiva e Relacional: um enfoque diferenciado para a análise das desigualdades na América Latina. In: CIMADAMORE, Alberto e CATTANI, Antonio. Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Porto Alegre: Tomo Editorial/Clacso, 2007.

CODES, A. L. M. de. A. A trajetória do pensamento científico sobre pobreza: em direção a uma visão complexa. Texto para discussão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada 2008. Disponível: <http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_1332.pdf> , acesso em 10 de setembro de 2017.

DURKHEIM, E. Fato social e divisão do trabalho. Apresentação e comentários Ricardo Musse; traduação Cilaine Alves Cunha e Laura Natal Rodrigues. – São Paulo: Ática, 2007.

JORNAL DA UNIÃO. Dos movimentos de moradia popular. Março 1991. Disponível em: http://www.cpvsp.org.br/upload/periodicos/pdf/PUMMOSP031991000.pdf. Acesso em 10 de julho de 2017.

LEGUIZAMÓN, Sonia Álvarez. A produção da pobreza massiva e sua persistência no pensamento social latino-americano. In: CIMADAMORE, Alberto e CATTANI, Antonio. Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Porto Alegre: Tomo Editorial/Clacso, 2007.

MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. 7. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

_______. Política Habitacional no regime militar: Do milagre brasileiro à crise Econômica. Petrópolis, RJ: Vozes Ltda, 1987.

PÉRIUS, V. F. Ética e Cooperativismo. In: Cooperativismo e Lei. São Leopoldo, Editora Unisinos, 2001.

RODRIGUES, A. M. Moradia nas cidades brasileiras. 10 ed. 1º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.

ROLNIK, R. Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. 1. Ed. – São Paulo: Boitempo, 2015.

SANTOS, M. O espaço dividido: Os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos; traduação Myrna T. Rego Viana. – 2 ed., 1. reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

_______. Pobreza Urbana. Com uma bibliografia internacional organizada com a colaboração de Maria Alice Ferraz Abdala. - 3.ed. -São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

SCHNEIDER, J. O. Cooperativismo e direitos humanos. Perspectiva Econômica, 13(2):147-157, julho-dezembro 2017.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras. 2000

SIMMEL, G. El Pobre. Sobre la individualidad y las formas sociales. Buenos Aires: Prometeo-UnQui, 2002.

Downloads

Publicado

2019-01-18