EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E COOPERATIVISMO: UM ELO IMPORTANTÍSSIMO PARA AS MIGRAÇÕES

Autores

  • Elaine Cristina Cardoso Freitas UNILA

Resumo

O presente artigo busca através de leituras e análises, abordar sobre a educação intercultural em contexto territorial de fronteira. A ideia desta análise surgiu com o interesse de pesquisa para o desenvolvimento de dissertação de mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento, ofertado pela Unila em Foz do Iguaçu no Paraná, e foi reforçada pela disciplina de Cooperativismo, onde percebeu-se a importância de se pensar sobre a questão cooperativista aliada a educação em territórios de fronteira. A intenção principal é de apresentar a relevância dos estudos relacionados à educação, cultura e ao território de fronteira aliados ao cooperativismo, a fim de relacionar as dificuldades existentes no espaço fronteiriço em relação a população oriunda do Paraguai e da Argentina, a falta de assistência do Estado e o quanto as ideias cooperativistas poderiam minimizar alguns problemas sociais, como por exemplo, o desemprego e a fome.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Cardoso Freitas, UNILA

Graduada em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e Normal Superior pela Faculdade União das Américas, Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino - UTFPR , Mídias Integradas na Educação - UFPR e Informática Instrumental Aplicada à Educação - UTFPR. Mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela UNILA. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

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Publicado

2019-01-18