COMPRAS PÚBLICAS COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DAS COOPERATIVAS DE AGRICULTURA FAMILIAR

Autores

  • Marinalva de Lima UNILA

Resumo

Este estudo trata da utilização de aquisições de bens e serviços realizadas pelo Estado como força motriz no processo de desenvolvimento das cooperativas de agricultura familiar. Problematiza em que medida as compras públicas podem contribuir para o desenvolvimento das cooperativas de agricultura familiar, bem como se as políticas públicas de compras de alimentos e o cooperativismo ligado aos pequenos agricultores podem agir de forma sinérgica, ou seja, fortalecer-se mutuamente a fim de melhorar seus resultados. São apresentadas algumas reflexões sobre agricultura familiar e a relação que há entre o cooperativismo e desenvolvimento local, apresenta também algumas políticas de apoio ao desenvolvimento do pequeno produtor rural, até chegar ao uso estratégico do Poder de compras. A partir de diferentes referenciais teóricos, pretende-se estabelecer aqui uma sucinta e relevante contribuição para a análise de como a demanda do estado revela-se como um meio estratégico que propicia o alcance dos fins visados pelas políticas públicas que objetivam promover uma maior inclusão social e econômica do homem no campo e como consequência contribuir para o desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Marinalva de Lima, UNILA

Servidora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA; Especialista em Gestão de Projetos e Direito Administrativo - Universidade Anhanguera (UNIDERP); Formação em Administração Pública (UDC).

Referências

BRASIL. Lei nº 11.326 de 24 de julho de 2006. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 25 de jul. 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11326.htm>. Acesso em: 23 de out. 2018.

BRASIL. Lei nº. 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8666cons.htm Acesso em: 23 de out. 2018.

BUARQUE, Sergio. C. Construindo o desenvolvimento local sustentável. 4 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

COCA, E. L. de F. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como uma política pública emancipatória no território Cantuquiriguaçu – PR. Revista Nera, Presidente Prudente, Ano 18, nº. 26, Edição especial, p. 165-182, 2015.

CONTE, N. C. O Poder de Compras dos Municípios como fator de desenvolvimento Local/Regional. In: VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2013, Rio Grande do Sul :UNISC, 2013.

CUNHA, Gabriela C.; SOUSA, A. R. de; DAKUZAKU, R. Yoneko. Uma outra economia é possível: Paul Singer e a economia solidária. São Paulo: Contexto, 2003.

CUNHA, W. A. da; FREITAS, A. F. de; SALGADO, R. J. dos S. F. Efeitos dos Programas Governamentais de Aquisição de Alimentos para a Agricultura Familiar em Espera Feliz, MG. Tese (Doutorado em Administração) Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2017.

FAGUNDES, J. L. As relações entre Agricultura Familiar, Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural. Tese (Mestrado em Geografia) Programa de Pós- Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande. 2015.

GRISA, C. Políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil: produção e institucionalização das ideias. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) –Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade/UFRRJ, 2012.

GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Três Gerações de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar e Formas de Interação entre Sociedade e Estado no Brasil. In: Revista RESR, Piracicaba- São Paulo, Vol. 52, Supl. 1, p. 125-146, 2014.

LEAL, P. da R; VALLE, C.D; SILVEIRA, V.C.P. Avanço do Programa Nacional de Fortalecimento Da Agricultura Familiar – Pronaf. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2013, Rio Grande do Sul :UNISC, 2017.

OLIVEIRA, Paulo de Salles. Cultura Solidária em Cooperativas: Projetos Coletivos de Mudança de Vida. São Paulo: USP, 2006.

ROCHA, A. J. R. da. Políticas Públicas, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Territorial: Uma Análise dos Impactos Socioeconômicos do Pronaf no Território Médio Jequitinhonha - Mg. Texto para discussão/pesquisa econômica aplicada. Brasília: Ipea, 2012.

RIBEIRO, K.A; NASCIMENTO, D.C. do; SILVA, J.F.B da. Cooperativismo agropecuário e suas contribuições para o empoderamento dos agricultores familiares no submédio São Francisco: o caso da associação de produtores rurais do núcleo VI – Petrolina/PE. In: RevistaTeoria Econômica e Evidência, Pernambuco, Ano 19, jan/jun, n. 40, p. 77-101, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.) Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista.2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SEN, Amartya Kumar. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SILVA, R. C.; BARKI, T. V. P. Compras públicas compartilhadas: a prática das licitações sustentáveis. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 63, n. 2, p. 157-175, 2012.

SQUEFF, F. de H. S. O poder de compra governamental como instrumento de desenvolvimento tecnológico: análise do caso brasileiro. Texto para discussão/pesquisa econômica aplicada. Brasília: Ipea, 2014.

TONNEAU, Jean Philippe; SABOURIN, Eric. Agricultura familiar: interação entre políticas e dinâmicas locais ensinamentos a partir de casos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

Downloads

Publicado

2019-01-18