LIVRO: TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO: diferentes abordagens

Arthur Breno Stürmer

Resumo


A obra Território e desenvolvimento é uma das melhores introduções à temática indicada no próprio título. Ela antecipa a essência de muitos dos debates que lhe sucederam, especialmente em torno da abordagem territorial voltada ao desenvolvimento. Com atenção ao conceito de território e de territorialidade, predomina o caráter multidimensional, relacional e transescalar no trato teórico. Aliás, o cuidado em mostrar a aplicação do conceito de território à análise regional acaba sendo um diferencial desta para outras obras do gênero. Com primeira edição em 2004, o livro representa a continuidade das contribuições à construção de uma concepção multidimensional, histórica e reticular de geografia, desenvolvimento e território.


Palavras-chave


Análise Regional; Desenvolvimento; Territorialidade

Texto completo:

PDF

Referências


RIBAS, Alexandre Domingues; SPOSITO, Eliseu Savério; SAQUET, Marcos Aurélio (Orgs.) Território e desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltrão: Ed. da UNIOESTE, 2004.

STÜRMER, Arthur Breno. Território: usos e significados de um conceito. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, UEM, v. 17, n. 199, p. 80-90, 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2019.

_________.; COSTA, Benhur Pinós da. Território: aproximações a um conceito-chave da geografia. Geografia, Ensino & Pesquisa, Santa Maria, PPGGEO/UFSM, v. 21, n. 3, p. 50-60, 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Orbis Latina

Licença Creative Commons
Licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.

A Revista Orbis Latina, ISSN 2237-6976, usa o Open Journal Systems (OJS 2.4.6.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

* Veja nosso perfil no Google Scholar.