Cooperativismo em Tempos de Globalização: possíveis desafios

Autores

  • Ezequiel Henrique Hedlund Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Resumo

A integração econômico-financeira dos mercados mundiais promoveu, no contexto da produção, um aprofundamento da especialização produtiva no espaço geográfico, exigindo maior produtividade das empresas e, acima de tudo, maior competitividade. Diante disso, o cooperativismo, seguido de todo o seu conjunto de valores democráticos e igualitários, fica sujeito a cair nas mãos de aparelhos neoliberais de abertura de mercado, com tendência a entrar nas “regras do jogo” e ignorar os valores fundamentais de seu movimento para sobreviver ao meio inserido. Com base nisso, o objetivo deste estudo é identificar possíveis desafios do cooperativismo em meio à globalização. A metodologia é caracterizada como revisão da literatura, reiterando os fundamentos do cooperativismo e explicando o problema da globalização. Assim, os principais desafios do movimento cooperativo são formados em três aspectos: competitividade, Estado e recursos humanos.

Biografia do Autor

Ezequiel Henrique Hedlund, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Tecnólogo em Gestão Pública pelo Instituto Federal Farroupila - Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS). Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (PPGPPD-UNILA)

Referências

ANÉSE, Rogério Luis Reolon. Globalização e Regionalização. Economia e Desenvolvimento, n.12, 2000.

BENKO, Georges. Economia, espaço e globalização. São Paulo: Ed. Hucitec, 2002.

CRUZIO, Helnon de Oliveira. Ideologia e autogestão. Contradição do cooperativismo agropecuário/industrial brasileiro: o caso da inversão decisória. São Paulo: FVG-EAESP, Tese de Doutorado, 1994.

DUARTE, Laura Maria Goulart. Capitalismo e cooperativismo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: ANPOCS, 1986.

FERRÃO, João. Red urbana, instrumento de equidade, cohesión e desarollo. Revista Eure, Santiago de Chile, v. 24, n.71, p. 75-90, mar. 1998.

KLINK, Jeroen Johannes. A cidade-região: regionalismo e reestruturação no grande ABC paulista. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MLADENATZ, Gromoslav. Histórias das Doutrinas Cooperativistas. Confebras: Brasília, 2003

NAMORADO, Rui. Os princípios cooperativos. Editora Coimbra: Fora do Texto, 1995.

PRESSER, Mário Ferreira. Globalização e regionalização: notas sobre o Mercosul. Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 23, n. 3, nov. 1985

JÚNIOR, Nilson Reis. Aspectos Societários das Cooperativas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2006.

PINHO, D. B. O pensamento e o cooperativismo brasileiro. São Paulo: CNPQ, 1982.

ROTTA, Edemar. Desenvolvimento regional e políticas sociais no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (Doutorado em Serviço Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Porto Alegre, 2007.

SALES, João Eder. Cooperativismo: Origens e Evolução. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia| RBGE| ISSN 2237-1664, n. 1, p. 23-34, 2010.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Ed. Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2000.

SANTOS, Valdemar Dias. Crescimento, Crise e Reestruturação da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá–COCAMAR. Maringá: UNIPAR- Dissertação

Downloads

Publicado

2020-07-01

Edição

Seção

Artigos