Apresentação

Autores

  • Renata Peixoto de Oliveira UNILA

Resumo

O dossiê apresentado é parte dos trabalhos investigativos e dos debates realizados no âmbito da disciplina optativa Tópicos avançados em políticas públicas: os desafios democráticos na contemporaneidade no âmbito do Programa de mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento, o PPGPPD, da UNILA, no segundo semestre de 2019. A inspiração para esta disciplina ocorre de maneira a vincular debates urgentes sobre a democracia através do acompanhamento das pesquisas mais recentes sobre o tema e as novidades do mercado editorial sobre o mesmo nos últimos dois anos. Além disso, cabe ressaltar a estreita relação entre a proposta desta disciplina inédita e minha participação no grupo de pesquisa Democratização na América Latina em perspectiva Comparada (DALC) da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP), bem como do grupo de pesquisa que lidero na UNILA, o Centro de Estudos Sócio-Políticos e internacionais da América do Sul (CESPI-AMÉRICA DO SUL). Não seria também possível, avançar neste debate na pós-graduação sem reconhecer o estímulo e os aprendizados que minha inserção no INCT-INEU, com foco nos Estudos sobre os Estados Unidos, me permitiram nesta fase em que olhar para a crise recente da Democracia Liberal significa, em grande medida, entender os desdobramentos da política estadunidense que levaram Donald Trump ao poder e as consequências disso para a democracia em âmbito global e seus impactos para a América Latina e Caribe.

Durante o semestre organizamos dois eventos abertos à comunidade, o Democracia em Debate e o Café Democrático, oportunidades de diálogo e amadurecimento de reflexões sobre os temas centrais trabalhados em sala de aula. Estas experiências, entre outras que se referem aos aspectos pedagógicos deste curso, serão melhor explorados em um texto que apresento neste mesmo dossiê e que beira o relato de experiência.

Do último evento realizado, o café democrático, encontramos inspiração para a finalização dos artigos previstos como atividade final da disciplina. Todos os textos produzidos versam sobre temas da agenda de pesquisa do corpo discente e suas possibilidades de diálogo com a nossa problemática norteadora, qual seja, os desafios da democracia no mundo atual.

Estes textos foram revisados e adequados à esta publicação, a partir do retorno dado pela professora responsável pela disciplina. Acreditamos ser fundamental o estímulo à realização de eventos que propiciem maior contato de mestrandas e mestrandos com outros públicos, bem como seu engajamento na organização de eventos acadêmicos e na participação de projetos de publicação, como este.

Este dossiê foi organizado da mesma forma como foi estabelecido pelas alunas e alunos no evento Café Democrático, em diferentes eixos temáticos:

- Eixo 1: Democracia fiscal;

- Eixo 2: Democracia e luta feminista;

- Eixo 3: Democracia e saúde;

- Eixo 4: Democracia e trabalho;

- Eixo 5: A democracia e as crises social e educacional;

- Eixo 6:  Crise da democracia liberal.

Os trabalhos falam por si mesmos e dispensam comentários anteriores. Nas próximas páginas, poderão conferir como os mesmos foram dispostos neste dossiê, dentro destes distintos eixos. Antecedendo a estes textos insiro um relato de experiência que foca em aspectos pedagógicos que abrangeram esta disciplina ofertada.

Aproveito o espaço para agradecer a minha turma, pela disposição, pelo desprendimento, pela vontade de fazer e aprender. Pela capacidade de levar temas tão complexos e angustiantes, sem deixar o bom humor, o clima de respeito e a solidariedade de lado. Também agradeço ao professor Gilson Oliveira, editor da revista e coordenador do nosso programa de mestrado por ter apoiado o projeto desde dossiê desde o início.

Ainda queria dedicar este trabalho às meninas, pequenas cidadãs, como a Clarinha. Por um mundo com direitos, liberdade e democracia, e, também com equidade de gênero!

Downloads

Publicado

2020-04-01