RELATO DE EXPERIÊNCIA: OS CAMINHOS PEDAGÓGICOS COM AS METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE MESTRADO DESAFIOS DEMOCRÁTICOS NA CONTEMPORANEIDADE

Renata Peixoto de Oliveira

Resumo


Este texto contribui com uma visão pedagógica sobre a experiência com esta disciplina. Geralmente, na pós-graduação, as experiências se resumem a produção de um artigo acadêmico não ressaltando os caminhos percorridos e as estratégias e ferramentas pedagógicas que podem ser usadas e que contribuem com a construção de um ambiente propício não apenas a produção científica, mas às desconstruções e construções as quais somos provocadas e provocados a partir de leituras, dinâmicas, debates e eventos que também constituem parte fundamental dessa experiência com determinadas disciplinas.

Antes de falar das estratégias propriamente ditas, gostaria de destacar algumas singularidades da turma. Mesmo sendo uma disciplina optativa do mestrado tivemos uma grande procura e a turma teve dezesseis estudantes inscritos. Contamos com a presença de uma criança de nove anos em sala, que acompanhava sua mãe, nossa aluna. Uma turma grande e diversa, uma criança e um tema delicado de se debater em um contexto nacional de desinformação e polarização política. Muitos eram os ingredientes do fracasso. Mas não foi isto o que aconteceu...

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Orbis Latina

URL da licença: https://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.pt-br.html

Licença Creative Commons
Licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.

A Revista Orbis Latina, ISSN 2237-6976, usa o Open Journal Systems (OJS 2.4.6.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

* Veja nosso perfil no Google Scholar.