Rota dos Butiazais: desenvolvimento e segurança alimentar e nutricional

Autores

  • João Ernesto Pelissari Candido UFRGS
  • Daiane Netto
  • Tamara Raísa Bubanz Silva UFRGS
  • Fabiana Thomé da Cruz UFRGS

Resumo

A discussão sobre Segurança Alimentar e Nutricional contribui para o debate referente ao modelo de produção, processamento e consumo atual de alimentos. Nessa perspectiva, percebe-se que a modernização da agricultura afetou modos de vida e construções sociais influenciando, entre outros aspectos, hábitos e culturas alimentares da população em geral e, em especial, de comunidades rurais. A Rota Internacional dos Butiazais mostra-se como uma alternativa para aproximar Segurança Alimentar e Nutricional e modos de vida a serem reconhecidos e legitimados na medida em que valoriza a dimensão do patrimônio cultural que está intrínseco ao consumo e conservação do butiá (Butia capitata). Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discutir a importância da Rota Internacional dos Butiazais para a conservação e uso sustentável de butiás na região Sul do País, resgatando, por meio do consumo alimentar da fruta e de seus derivados, a valorização cultural e ambiental. Em relação aos aspectos metodológicos, este artigo tem como base pesquisa bibliográfica com embasamento na literatura científica, de modo a abordar algumas contribuições para o fortalecimento da soberania e segurança alimentar e nutricional vinculadas à biodiversidade dos agroecossistemas de butiazais. Concluímos que o Rota contribui para a promoção do desenvolvimento rural e da segurança alimentar e nutricional a partir da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas de butiazais aliado à geração de renda a partir da agroindustrialização dos frutos e do artesanato rural. Além disso, nos territórios onde está inserida, a palmeira incentiva o turismo, a gastronomia, as feiras, o resgate do conhecimento popular, a articulação institucional e também políticas públicas.

Biografia do Autor

João Ernesto Pelissari Candido, UFRGS

Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Professor da Escola Estadual Padre Orestes Ladeira.

Daiane Netto

Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018)

Tamara Raísa Bubanz Silva, UFRGS

Doutoranda em Desenvolvimento Rural no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS)

Fabiana Thomé da Cruz, UFRGS

Doutora em Desenvolvimento Rural no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS).

Referências

ABRANDH. “Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA)”, pg.10-33. 204p.

BALEM, Tatiana; SILVEIRA, Paulo R. A erosão cultural alimentar: processo de insegurança alimentar na agricultura familiar. Texto sem data. Disponível em: http://coral.ufsm.br/desenvolvimentorural/textos/artigo%20erosao%20alimentar.pdf. Acesso em 23 de novembro de 2018.

BARBIERI, Rosa Lia. Vida no Butiazal. Brasilia: Embrapa. 2015. 200 p.

BARBIERI, Rosa Lía; CHOMENKO, Luiza; SOSINSKI, Ênio Egon Junior; DA COSTA, Fábia Amorim; GOMES, Gustavo Crizel; MARCHI, Marene Machado; MISTURA, Claudete Clarice; HEIDEN, Gustavo; MATOS, Josy Zarur; VILLELA, Juliana Castelo Branco; CARNEIRO, Andréia Maranhão; NILSON, Ari Delmo; RAMOS, Ricardo Aranha; FARIAS-SINGER, Rosana. Butiás: legítimos representantes da nossa biodiversidade. In: Natureza em Revista. Porto Alegre: Editora FZB, 2016. P. 8-15.

BARBIERI, Rosa Lia; SOSINSKI Jr., Enio Egon; da COSTA, Fábia Amorim. ROTA dos butiazais. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2017.

CANDIDO, J. E. P; NETTO, D; ENGELMANN, M. I; FERREIRA, R. L. A; SCARPARI, K. A. Soberania e segurança alimentar: uma análise para o fortalecimento da cultura alimenta. Brazilian Journal of Development Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 4, n. 7, Edição Especial, p. 3821 - 3829, nov. 2018.

CONTRERAS, Jesús; GRACIA, Mabel. Alimentação, Sociedade e Cultura. Tradução: Mayra Fonseca e Barbara AtieGuidalli. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. 2011. 495 p.

MALUF, R. S. J; REIS, M. C. (2013). Conceitos e Princípios de Segurança Alimentar e Nutricional. In: ROCHA, Cecília;BURLANDY, Luciene;MAGALHÃES,Rosana(orgs.). Segurança Alimentar e Nutricional: perspectivas, aprendizados e desafios para as políticas públicas.Pg.15-42.RiodeJaneiro:Editora Fiocruz, 2013.

MALUF, R.S.J. Segurança alimentar e nutricional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

MALUF, R. S. J. MENEZES, F. Caderno Segurança Alimentar. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/seguranca+alimentar_000gvxlxe0q02wx7ha0g934vgwlj72d2.pdf . Acesso em: 02 de junho de 2018.

MARQUES, P. E. M. Embates em torno da segurança e soberania alimentar: estudo de perspectivas concorrentes. Revista Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 17(2): 78-87 2010.

MENASCHE, R. ALVAREZ, M. COLLAÇO, J. Dimensões socioculturais da alimentação. Editora UFRGS, 2012. 264.p

NIEDERLE, A, P. Delimitando as Fronteiras Entre Mercados Convencionais e Alternativos para a Agricultura Familiar. Disponível em: http://w3.ufsm.br/extensaorural/art1ed18.pdf. Acesso em 23 de novembro de 2018.

RIVAS, M. BARBIERI, R, L. Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentavel do Butiá. Embrapa. Brasília-DF, 2014.

SOUZA, Luciana Rosa; BELIK, Walter. O planejamento da política de alimentação: uma análise a partir dos casos do México, Brasil e Peru. Revista Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 19(2): 111-129, 2012.Disponível em: http://www.unicamp.br/nepa/arquivo_san/volume_19_2_2012/19-2_artigo-9.pdf. Acesso em 27 de novembro de 2018.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Edição

Seção

Artigos