Qualidade da Educação Rural nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental: um estudo para as escolas públicas do estado do Paraná

Autores

  • Daniel Brito Alves UNILA
  • Arcelo Luis Pereira UNILA

Resumo

Através da literatura, verifica-se que a educação pode ser um componente relevante no âmbito do desenvolvimento rural. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivos i) verificar se existe diferença (significativa) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as escolas rurais e urbanas da rede pública do estado do Paraná e ii) se existir tal diferença, averiguar como o nível de desenvolvimento da região em que a escola está inserida influenciou o resultado. Utilizou-se como metodologias o teste t para diferenças entre médias e o modelo de regressão linear. Através dos resultados, verificou-se que as escolas rurais tenderam a apresentar valores menores do IDEB em relação às escolas urbanas. Além disso, constatou-se que escolas rurais que se localizam em regiões cujo desenvolvimento socioeconômico é classificado como alto tenderam a apresentar valores para o IDEB superiores aos das escolas urbanas. Entretanto, escolas rurais de regiões com índices de desenvolvimento classificados como moderado e regular tenderam a apresentar valores para o IDEB menores que escolas urbanas, contribuindo para o resultado do teste t. Dessa forma, sugere-se que escolas rurais de regiões de desenvolvimento moderado e regular sejam prioritárias em políticas educacionais, ou que sejam alvo de políticas diferenciais.

Biografia do Autor

Daniel Brito Alves, UNILA

Mestrando em Economia pelo PPGE/UNILA

Arcelo Luis Pereira, UNILA

Mestrando em Economia pelo PPGE/UNILA

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Publicado

2020-07-01

Edição

Seção

Artigos