Resenha: América Latina x Estados Unidos: uma relação turbulenta

Autores

  • Micael Alvino da Silva Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Resumo

Escrever um livro sobre as relações internacionais americanas, especialmente entre os Estados Unidos e a América Latina é uma empreitada que requer muita leitura especializada. Os estudos sobre o Hemisfério Ocidental, particularmente vindos da academia norte-americana, são abundantes pelo menos desde a década de 1930, com grande incremento nas últimas décadas (BERGER, 1995; DELPAR, 2008). A tarefa se torna ainda mais complexa se o autor optar por incluir a perspectiva latino-americana. Esta foi a proposta de Joseph Tulchin no livro “América Latina x Estados Unidos: uma relação turbulenta”...

Biografia do Autor

Micael Alvino da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Pesquisador e coordenador do Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira e Relações Internacionais (CNPq). Possui experiência de pesquisa com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da UNILA, com estágios de pesquisa no National Archives (Washington, Estados Unidos), no Arquivo Histórico do Itamaraty (Rio de Janeiro) e no Arquivo Público do Paraná (Curitiba). Tem producão e pesquisa na área de Ciência Política, com ênfase nas Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, dedicando-se à inserção internacional da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) no contexto pós-Guerra Fria, prioritariamente as implicações da criminalidade transnacional com foco no comércio ilícito e no terrorismo. É coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Internacionais Contemporâneas (UNILA).

Referências

BANDEIRA, M. Geopolítica e política exterior: Estados Unidos, Brasil e América Sul. Brasília: FUNAG, 2010.

BERGER, M. Under Northern Eyes: Latin American Studies and U S Hegemony in the Americas 1898-1990. Bloomingtong and Indianapolis: Indiana University Press, 1995.

CERVO, A.; BUENO, C. História da política exterior do Brasil. Brasília: FUNAG, 2012.

DELPAR, H. Looking South: The Evolution of Latin Americanist Scholarship in the United States, 1850–1975. Tuscaloosa: University of Alabama Press, 2008.

PRADO, L. F. Itinerários acadêmicos da História da América no Brasil. Goiânia: Kelps, 2012.

SILVA, M. Da América do Sul à América Latina: o Brasil e os Estados Unidos nas relações interamericanas (1933-1954). Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 179p. 2016.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Edição

Seção

Resenhas