ESTADO-NAÇÃO IBEROAMERICANO PÓS-INDEPENDENTE, REFLEXÕES SOBRE SEU ESTABELECIMENTO, EVOLUÇÃO E DESAFIOS DE INTEGRAÇÃO
Resumo
Importa começar pela seguinte indagação: qual a relação entre língua estrangeira e desenvolvimento? O projeto Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: integração pela diversidade e interdisciplinaridade vem sendo realizado desde 2014, segundo semestre, na cidade notadamente trinacional de Foz do Iguaçu, localizada na mesorregião oeste do Paraná (Brasil), juntamente com Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina), possuidora de um trânsito intenso dos habitantes desses três países. Essa região possui um fluxo notável de outros estrangeiros, além da diversidade étnica própria dessa tríplice fronteira. Ao longo do trabalho desenvolvido no grupo de pesquisa Estudos (Sócio)Linguísticos e de Integração de Culturas na América Latina, que dialoga com o referido projeto, começamos a nos perguntar mais_ e a pesquisar mais_ sobre temas como território, a História dessa região e sua representação para seus moradores, além da questão da fronteira, o que nos levou a buscas sobre o tema “Estados Nação”. Desse modo, nosso propósito é relatar como conhecimentos produzidos sobre as características do processo de formação e evolução do Estado-Nação no Cone Sul, contexto da macrorregião da Bacia do Prata; e como as particularidades da gênesis desse processo que conduziu à formação de Estados nacionais de visão monolíngues e monoculturais contribuem para rupturas com esse modelo historicamente excludente da diversidade linguístico-cultural. Portanto, nossa meta é por em evidência como o acesso a uma prática (in)formativa e inclusiva em sala de aula favorece a compreensão das dinâmicas de regiões fronteiriças: um espaço impreciso, que se move para além dos territóriosReferências
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