GÊNERO E MERCADO DE TRABALHO: O CASO BRASILEIRO

Autores

  • Daiani Scheffer Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPG PPD) - Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0002-1853-0435
  • Edna Regina Spada Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo - USP

Resumo

O artigo propõe responder a pressupostos referentes à mulher e sua inserção no mercado de trabalho, a partir da ideia de que homens e mulheres têm as mesmas capacidades de trabalho e, por isso, ambos podem ser igualmente eficientes; a de que as mulheres, normalmente, possuem menores salários que os homens e, por último, o motivo de as mulheres não serem as únicas contratadas por empresários, visto que seu gasto salarial é menor, já que recebem menos que os trabalhadores homens. Ainda assim, analisaremos a maneira pela qual os empregadores lidam com as situações de diferença entre trabalhadores mulheres e homens, as necessidades, impactos e vias de possível – ou impossível – solução.

Palavras-chave: Teoria, neoclássica, mercado, trabalho, mulher.

 

 

Biografia do Autor

Daiani Scheffer, Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPG PPD) - Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

Mestranda Acadêmica em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) - UNILA (2020 - 2022). Bacharel em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA (2018).

Edna Regina Spada, Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada - Experimental, com ênfase em propriedades magnéticas e estruturais, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrodeposição, nanoestruturação e litografia de nanoesferas.

 

* Ao preencher o campo obrigatório: Contato - constava erro. Por isso,  deixo aqui o contato da coautora Dra. Edna: edspada@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-02-08

Edição

Seção

Artigos