PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO – UEMS: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS EGRESSOS DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS DE DOURADOS E PONTA PORÃ

Autores

  • Nidene Cardena Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Moisés Centenaro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sobre a formação dos acadêmicos bolsistas egressos. O universo da pesquisa envolveu os bolsistas egressos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão-PIBEX-UEMS, das unidades universitárias de Dourados e Ponta Porã, no período de 2014 a 2018. Para efeitos metodológicos, foram levantados os dados dos bolsistas egressos junto a PROEC-UEMS e as coletas dos dados foram realizadas por meio de entrevistas, utilizando o Formulário Google Forms, incluindo perguntas relativas à importância que o programa PIBEX exerceu na formação acadêmica e na inserção ao mercado de trabalho. Os resultados mostraram que o PIBEX nos últimos 5 (cinco) anos, teve um total de 364 (trezentos e sessenta e quatro) bolsistas contemplados com 4.301(quatro mil, trezentos e uma) bolsas pagas e um investimento de R$ 1.720.400,00 (Um milhão, setecentos e vinte mil e quatrocentos reais). Dos 364 (trezentos e sessenta e quatro) bolsistas egressos, 51 (cinquenta um) responderam ao questionário, o que corresponde a 14% do total. Na questão que indagava se o fato de ter sido bolsista de extensão contribuiu na formação acadêmica, o resultado demostra que 62,7% dos respondentes, atribuíram a nota 10 (dez), que significa que a contribuição foi muito positiva na formação acadêmica dos referidos bolsistas egressos. Quanto à inserção ao mercado de trabalho, 51% responderam que ter sido bolsista de extensão contribuiu para inserção no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Nidene Cardena Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Licenciada em Ciência com Habilitação em Matemática pela Faculdades Integradas de Dourados (SOCIGRAN), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (UEMS).

Downloads

Publicado

2021-02-08

Edição

Seção

Artigos