PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO – UEMS: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS EGRESSOS DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS DE DOURADOS E PONTA PORÃ
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sobre a formação dos acadêmicos bolsistas egressos. O universo da pesquisa envolveu os bolsistas egressos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão-PIBEX-UEMS, das unidades universitárias de Dourados e Ponta Porã, no período de 2014 a 2018. Para efeitos metodológicos, foram levantados os dados dos bolsistas egressos junto a PROEC-UEMS e as coletas dos dados foram realizadas por meio de entrevistas, utilizando o Formulário Google Forms, incluindo perguntas relativas à importância que o programa PIBEX exerceu na formação acadêmica e na inserção ao mercado de trabalho. Os resultados mostraram que o PIBEX nos últimos 5 (cinco) anos, teve um total de 364 (trezentos e sessenta e quatro) bolsistas contemplados com 4.301(quatro mil, trezentos e uma) bolsas pagas e um investimento de R$ 1.720.400,00 (Um milhão, setecentos e vinte mil e quatrocentos reais). Dos 364 (trezentos e sessenta e quatro) bolsistas egressos, 51 (cinquenta um) responderam ao questionário, o que corresponde a 14% do total. Na questão que indagava se o fato de ter sido bolsista de extensão contribuiu na formação acadêmica, o resultado demostra que 62,7% dos respondentes, atribuíram a nota 10 (dez), que significa que a contribuição foi muito positiva na formação acadêmica dos referidos bolsistas egressos. Quanto à inserção ao mercado de trabalho, 51% responderam que ter sido bolsista de extensão contribuiu para inserção no mercado de trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nidene Cardena Souza, Moisés Centenaro- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).