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UNIVERSALIZAÇÃO DA CARTA DA TERRA COMO ESTRATÉGIA PARA O PROTAGONISMO DOS SURDOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Derliz Hong Hung Moreno Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Rosani Borba Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu

Resumo

Diante da necessidade de haver materiais inclusivos em todos os níveis e modalidades de ensino, o Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu, que atua na área da Educação Ambiental, propôs a produção de um curta-metragem para atender estudantes surdos e leitores-ouvintes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Gravado em Língua Brasileira de Sinais e legendado em Língua Portuguesa, o vídeo intitulado Carta da Terra para Crianças: Um Novo Olhar - O Filme (2016) foi produzido em parceria com a Escola Bilíngue para Surdos Lucas Silveira. Tendo sido uma iniciativa caracterizada pela cooperação transdisciplinar entre profissionais bilíngues e não bilíngues, o estudo a seguir buscou retratar o processo de produção da ferramenta educativa, elencando os aspectos decisivos para o êxito do projeto proposto e posto em prática ao longo do ano de 2015. Para relatar a experiência, foram consultados relatórios e foram realizadas entrevistas por meio de ligações telefônicas, troca de mensagens e entrevista presencial. Esta empreitada surgiu como forma de capilarizar a mensagem da Carta da Terra, respaldando-se também em outros documentos referenciais. A interlocução entre as línguas e as múltiplas áreas do conhecimento, conforme observado, foi possibilitada pelo caráter dialógico em cada etapa do processo – o qual requereu constante monitoramento e avaliação para universalizar um documento planetário e, por conseguinte, propiciar visibilidade ao protagonismo dos surdos.

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Publicado

2021-02-08 — Atualizado em 2021-02-12

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