A PERSPECTIVA DE HA-JOON CHANG SOBRE O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Autores

  • Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Ricardo Rippel Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a contribuição do economista institucional sul-coreano Ha-Joon Chang para a compreensão da relação entre o desenvolvimento institucional e o desenvolvimento econômico. Chang, ao realizar uma análise histórica do desenvolvimento institucional dos países atualmente desenvolvidos, demonstra que o progresso institucional destes países foi um processo longo e tortuoso e que o aprimoramento de suas instituições foi consequência e não a causa de seu desenvolvimento. Além disto, o autor questiona as pressões que os países em desenvolvimento veem sofrendo para adotarem as mesmas instituições das nações desenvolvidas. Ao comparar o avanço institucional dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, Chang demonstra que os últimos possuem instituições com qualidade superior às dos países desenvolvidos quando estes se encontravam em estágio semelhantes de desenvolvimento. Além disto, o autor afirma que nem sempre as instituições que maximizam a liberdade do mercado e protegem fortemente os direitos de propriedade promovem o desenvolvimento econômico.

Biografia do Autor

Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/ Campus de Toledo). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Ricardo Rippel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Campus Toledo). Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Edição

Seção

Artigos