EFEITOS DA MATERNIDADE NA OFERTA DE TRABALHO E SALÁRIOS NO BRASIL

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar empiricamente o impacto da maternidade na oferta de trabalho e nos salários das mulheres no mercado de trabalho brasileiro. Utiliza-se os microdados da PNAD Contínua de 2017, estima-se as probabilidades de oferta de trabalho pelo modelo Probit binomial e a correção do viés de seleção (Heckit), e efetua-se a decomposição salarial de Oaxaca-Blinder. Os dados confirmam a relação negativa entre a maternidade e a oferta de trabalho das mulheres mães no país. As mães ocupadas são mais jovens, menos experientes, trabalham em menor carga horária, ganham menos, e seguem um padrão de distribuição das ocupações e dos setores econômicos muito similar ao das não-mães. A maternidade age como penalidade quando se compara remunerações de mulheres mães e homens, mas, por outro lado, promove um prêmio na comparação dos salários de mulheres mães e não-mães no Brasil.

Biografia do Autor

Fernando Antonio Machado, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina.Paraná.

Solange de Cassia Inforzato Souza, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Curso de Economia e do Programa de Mestrado em Economia Regional da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Educação: história, política, sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Vanessa Fortunato de Paiva, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina. Paraná.

Magno Rogério Gomes, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Pitágoras Unopar.

Professor da Universidade Estadual de Londrina e Universidade Pitágoras Unopar. Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorando em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. 

Downloads

Publicado

2021-09-16

Edição

Seção

Artigos