OS PROFISSIONAIS DE DESENVOLVIMENTO RURAL E SEGURANÇA ALIMENTAR - DILEMAS E POSSIBILIDADES DA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA NA AMÉRICA LATINA
Resumo
A formação profissional de desenvolvimento rural e segurança alimentar é recente no cenário latino americano. A Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA), que recebe estudantes de toda América Latina, oferta esta formação profissional desde 2011 no âmbito do Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA), contudo, seu diploma tem validade exclusivamente no território brasileiro. Com isso, para a atividade profissional seja exercida fora do país, é necessária a revalidação/reconhecimento de diploma. Este artigo analisa os Projetos Pedagógicos de cursos de Graduação na América Latina, buscando identificar similaridades e possibilidades de compatibilidade de carga horária e disciplinas com o curso de DRUSA da UNILA, bem como identifica entre os egressos do curso os problemas enfrentados na busca pela revalidação de diploma fora do Brasil. A partir de uma pesquisa documental e da aplicação de questionário estruturado com egressos de DRUSA, constata-se que para conseguir a revalidação/reconhecimento de diploma, os egressos realizaram variados caminhos, com a implicação de diferentes órgãos de governo, universidades (pública e privada) e custos. Além disso, a avaliação de Projetos Pedagógicos de três Cursos similares à DRUSA mostra a existência de potencialidade para mobilidade acadêmica, reconhecimento de diploma e até mesmo o estabelecimento de parcerias para um processo de dupla titulação entre Universidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Silvia Aparecida Zimmermann, Ronny Esteban Ortiz Curten, Valdemar João Wesz Júnior, Régis da Cunha Belem, Diana Jazmin Britez Cohene- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).