OS PROFISSIONAIS DE DESENVOLVIMENTO RURAL E SEGURANÇA ALIMENTAR - DILEMAS E POSSIBILIDADES DA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Silvia Aparecida Zimmermann Universidade Federal da Integração Latino Americana
  • Ronny Esteban Ortiz Curten
  • Valdemar João Wesz Júnior
  • Régis da Cunha Belem
  • Diana Jazmin Britez Cohene

Resumo

A formação profissional de desenvolvimento rural e segurança alimentar é recente no cenário latino americano. A Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA), que recebe estudantes de toda América Latina, oferta esta formação profissional desde 2011 no âmbito do Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA), contudo, seu diploma tem validade exclusivamente no território brasileiro. Com isso, para a atividade profissional seja exercida fora do país, é necessária a revalidação/reconhecimento de diploma. Este artigo analisa os Projetos Pedagógicos de cursos de Graduação na América Latina, buscando identificar similaridades e possibilidades de compatibilidade de carga horária e disciplinas com o curso de DRUSA da UNILA, bem como identifica entre os egressos do curso os problemas enfrentados na busca pela revalidação de diploma fora do Brasil. A partir de uma pesquisa documental e da aplicação de questionário estruturado com egressos de DRUSA, constata-se que para conseguir a revalidação/reconhecimento de diploma, os egressos realizaram variados caminhos, com a implicação de diferentes órgãos de governo, universidades (pública e privada) e custos. Além disso, a avaliação de Projetos Pedagógicos de três Cursos similares à DRUSA mostra a existência de potencialidade para mobilidade acadêmica, reconhecimento de diploma e até mesmo o estabelecimento de parcerias para um processo de dupla titulação entre Universidades.

Biografia do Autor

Ronny Esteban Ortiz Curten

Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA/UNILA). Ex-bolsista IMEA.

Valdemar João Wesz Júnior

Professor do Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento - PPGPPD/UNILA; pesquisador OPPA/UFRRJ e Observatório AFLA/UNILA/UFRGS.

Régis da Cunha Belem

Professor do Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA); pesquisador do Observatório AFLA/UNILA/UFRGS. 

Diana Jazmin Britez Cohene

Estudante do Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA/UNILA). Ex-Bolsista Fundação Araucária/UNILA. 

Downloads

Publicado

2021-09-16

Edição

Seção

Artigos