DIMENSÕES PSICOLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento que possibilite a mensuração dos atributos comportamentais que possam contribuir positiva ou negativamente com o desenvolvimento local. Para isto foi desenvolvido um questionário composto de dezesseis perguntas que buscam avaliar 34 dos comportamentos apontados por Sorensen (2010) como comportamentos que afetam o desenvolvimento de uma região. Após finalizado o questionário, entende-se que quanto mais respostas das questões elaboradas forem classificadas como atributos positivos, maior será capacidade de ação dos agentes em prol de atitudes que auxiliem no processo de desenvolvimento local de uma determinada região, evidenciando um processo de mudança de comportamento e mental.

Biografia do Autor

Eduardo de Pintor, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professor e Economista na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo).

Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutora e mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo).

Cristiano Stamm, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo). Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS).

Downloads

Publicado

2021-09-16

Edição

Seção

Artigos