CIDADE MARAVILHOSA INVERTIDA
DIREITO À CIDADE E AS PRODUÇÕES DE ESPAÇOS PERIFÉRICOS
Resumo
O artigo busca analisar os processos de redefinição dos espaços públicos tendo como referência a apropriação destes pelos trabalhadores de baixa renda do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. O problema que orienta a pesquisa pode ser sintetizado na seguinte pergunta: em que medida a ótica capitalista influencia a cidade e seus trabalhadores, seus modos de vida e suas localidades de moradia? Com base nos dados levantados a partir de um conjunto de pesquisas realizadas sobre o tema nas áreas do Direito, História e Geografia, refletidas a partir da bibliografia que dá sustentação ao presente estudo, torna-se possível afirmar que os trabalhadores presentes nas ruas e marquises do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro são resultados de uma agressiva política capitalista e não assistencialista que pauta a evolução histórica da cidade dita maravilhosa. O objetivo geral do texto consiste em avaliar como o capitalismo influencia na formação da cidade do Rio de Janeiro, promovendo uma profunda segregação entre seus residentes. Os objetivos específicos do texto, que se refletem na sua estrutura em três seções, são: a) avaliar, a partir de estudos já realizados no âmbito do Direito e da História os espíritos do capitalismo e sua influência na formação da cidade do Rio de Janeiro; b) investigar as maneiras que o capitalismo fomenta a desigualdade na cidade maravilhosa; c) Explicitar a ausência de cidadania e (in)visibilidade dos trabalhadores. O método de pesquisa empregado foi o hipotético-dedutivo, mediante o emprego de técnica de pesquisa bibliográfica e documental, bem como método empírico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rodrigo Portão Puzine Gonçalves, Larissa Brandão Ribeiro- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).