AS CONTRIBUIÇÕES DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM MUNICÍPIO DO OESTE PARANAENSE

Autores

  • Gilson Fernandes da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rosa Maria Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Solange de Fátima Reis Conterno Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Alessandra Crystian Engles dos Reis Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

Relato de experiência da integração entre universidade, Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Escola Municipal de Saúde Pública. Tem por objetivo descrever as ações de integração ensino-serviço no desenvolvimento das atividades de Educação Permanente em Saúde (EPS), na rede de atenção à saúde no município de Cascavel/PR. Ocorreu nos anos de 2014 a 2021, sustentadas pelo diálogo entre professores, alunos, gestores, corpo técnico do serviço de EPS e trabalhadores da Sesau. Atuavam 1.751 profissionais e 568 responderam um questionário para diagnóstico das necessidades de EPS, o qual trouxe as temáticas, sistematizadas e pedagogicamente trabalhadas entre os anos de 2015 e 2021, de forma a melhorar e qualificar as ações de cada categoria profissional, tais como: Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e Administrativos, entre outros. Essa integração entre o ensino-serviço, corroborou para a incorporação de contribuições significativas para todos os envolvidos na construção e efetivação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no âmbito municipal. A inserção dos acadêmicos e docentes da universidade oportunizou o aprofundamento do conhecimento e vivências sobre o funcionamento integral da Rede de Atenção à Saúde, a realidade do Sistema Único de Saúde e seus princípios, bem como, a integração teoria-prática, a multidisciplinaridade e a possibilidade de compartilhar saberes. Com a aparente demanda pelos processos formativos, a gestão municipal implantou ações para a formação dos profissionais de saúde, dentre elas, a Escola Municipal de Saúde Pública e os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência Médica.

Biografia do Autor

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, campus Cascavel.

Solange de Fátima Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, campus Cascavel.

Alessandra Crystian Engles dos Reis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, campus Cascavel.

Downloads

Publicado

2022-02-04