CANAIS E MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA URBANA

O CASO DO BAIRRO CURUÇAMBÁ, REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

Autores

  • Paulo Silvano Magno Fróes Júnior Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) https://orcid.org/0000-0003-1843-378X
  • Fabrício Khoury Rebello Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Maria Lúcia Bahia Lopes Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Cyntia Meireles Martins Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Amanda da Silva Nogueira Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Marcos Antônio Souza dos Santos UFRA https://orcid.org/0000-0003-1028-1515

Resumo

A Agricultura Urbana (AU) é um segmento relevante para a segurança e o abastecimento alimentar nos centros urbanos. A proximidade entre o agricultor e consumidor agiliza a oferta de alimentos nos mercados das cidades, reduzindo desperdícios pós-colheita e custos com transporte da produção, assegurando maior retorno financeiro aos agentes da cadeia de comercialização. A eficiência no processo de distribuição, no entanto, requer a compreensão do comportamento dos mecanismos do mercado da AU. Nesse sentido, a pesquisa objetivou identificar e caracterizar os canais e margens de comercialização praticados pela AU na comunidade agrícola do Curuçambá, referente aos principais produtos hortícolas cultivados na localidade. As informações foram levantadas através de entrevistas a 63 agricultores urbanos residentes no bairro, que representam 52,5% do universo de agricultores da localidade. Como resultado, observou-se que 92,44% da produção agrícola é destinada ao cultivo de jambu, alface, cheiro verde, chicória e cariru. Sendo esta direcionada, principalmente, à comercialização em feiras da Região Metropolitana de Belém, mercados institucionais como o Programa Nacional de Abastecimento Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), redes de supermercados e restaurantes e para venda direta ao consumidor, como feiras de produtor, quitandas, vendas na área de produção e venda ambulante.

Biografia do Autor

Fabrício Khoury Rebello, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Economista, Doutor em Ciências Agrárias, Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Maria Lúcia Bahia Lopes, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Economista, Doutora em Economia Aplicada, Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Cyntia Meireles Martins, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Engenheira Agrônoma, Doutora em Ciências Agrárias, Professora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Amanda da Silva Nogueira, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Engenheira Agrônoma, Mestranda em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Downloads

Publicado

2022-02-04