CANAIS E MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA URBANA
O CASO DO BAIRRO CURUÇAMBÁ, REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM
Resumo
A Agricultura Urbana (AU) é um segmento relevante para a segurança e o abastecimento alimentar nos centros urbanos. A proximidade entre o agricultor e consumidor agiliza a oferta de alimentos nos mercados das cidades, reduzindo desperdícios pós-colheita e custos com transporte da produção, assegurando maior retorno financeiro aos agentes da cadeia de comercialização. A eficiência no processo de distribuição, no entanto, requer a compreensão do comportamento dos mecanismos do mercado da AU. Nesse sentido, a pesquisa objetivou identificar e caracterizar os canais e margens de comercialização praticados pela AU na comunidade agrícola do Curuçambá, referente aos principais produtos hortícolas cultivados na localidade. As informações foram levantadas através de entrevistas a 63 agricultores urbanos residentes no bairro, que representam 52,5% do universo de agricultores da localidade. Como resultado, observou-se que 92,44% da produção agrícola é destinada ao cultivo de jambu, alface, cheiro verde, chicória e cariru. Sendo esta direcionada, principalmente, à comercialização em feiras da Região Metropolitana de Belém, mercados institucionais como o Programa Nacional de Abastecimento Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), redes de supermercados e restaurantes e para venda direta ao consumidor, como feiras de produtor, quitandas, vendas na área de produção e venda ambulante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paulo Silvano Magno Fróes Júnior, Fabrício Khoury Rebello, Maria Lúcia Bahia Lopes, Cyntia Meireles Martins, Amanda da Silva Nogueira, Marcos Antônio Souza dos Santos- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).