PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR QUANTO AO USO DO MARKETING VERDE E SUAS APLICAÇÕES NO MARKETING DIGITAL

Autores

Resumo

A sociedade vem despertando sua consciência socioecológica e tem cada vez mais se preocupado com o meio ambiente e com a produção de bens e alimentos que sejam produzidos agredindo o mínimo possível a natureza. Após a pandemia da COVID-19, mais do que nunca, as pessoas buscam, muitas vezes na internet, por produtos e alimentos ecologicamente corretos. O objetivo deste trabalho foi averiguar a percepção dos consumidores sobre empresas que priorizam a utilização do marketing verde e investigar como o marketing digital pode ser um diferencial para estas organizações. Para tal, foi aplicado um questionário on-line, contendo 16 questões quantitativas com o intuito alcançar o objetivo proposto neste artigo. Foram obtidas 202 respostas, as quais indicaram que a população tem preferência por produtos e alimentos produzidos de maneira sustentável, e que estão dispostos a pagar mais caro por estes. Os dados ainda apontam que mesmo após o final da pandemia, as pessoas continuarão dando prioridade por realizar compras on-line, hábito que foi disseminado devido às medidas de distanciamento social. O futuro não só do Brasil, como do mundo, tende a ser verde e digital, neste contexto, é imprescindível que empresas e produtores invistam não só em uma cadeia de produção cada vez mais sustentável, mas também em estratégias de Marketing Verde e Digital para conseguir sobreviver e se destacar no mercado.

Biografia do Autor

Natália Gabriele Mafra Cataletta, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Fitopatologia (ESALQ/USP)

Downloads

Publicado

2022-09-08