INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOZ DO IGUAÇU COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO TERRITORIAL

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Resumo

Entendendo-se a institucionalidade educativa ambiental na função de instrumento contínuo e permanente de gestão do território, sob viés da corresponsabilidade entre governos e sociedades, o artigo em questão investiga os problemas socioambientais mais percebidos pela população de Foz do Iguaçu e quais as soluções apontadas por ela. Almeja-se, por conseguinte, contribuir com a construção de diretrizes para o Plano Municipal de Educação Ambiental, responsável pela materialidade desta política pública. Houve coleta e análise de dados parciais de uma pesquisa realizada pelo Coletivo Educador Municipal entre 2018 e 2019, a fim de conhecer a percepção dos moradores sobre seu entorno. Como ferramentas, utilizaram-se entrevistas presenciais semiestruturadas, questionário on-line, expedição fotográfica e oficinas de Cartografia Social. Observou-se que as práticas de Educação Ambiental devem, primariamente, convocar os cidadãos à responsabilidade compartilhada na gestão territorial, tendo em vista que parte dos munícipes atribui a resolução das problemáticas ao poder público, ente que catalisa medidas conjuntas. Dentre os temas mais mencionados pela comunidade local, estão o descarte e destinação inadequada de resíduos, podas inadequadas de árvores, desmatamento e poluições em geral. Tratando-se da interação entre pessoas, foi denotada a necessidade de incluir práticas que incitem o convívio harmônico e despertem o senso de coletividade.

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Publicado

2022-06-07