POLÍTICAS PÚBLICAS DE CURRÍCULO ESCOLAR
AS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BNCC
Resumo
A Educação Ambiental (EA) tem a capacidade de perpassar diversas áreas do conhecimento, tendo uma prática interdisciplinar que, se desenvolvida em ambientes escolares, torna-se um aspecto necessário para o embasamento de discussões que possam construir um futuro melhor por meio da educação de crianças e adolescentes. Partindo dessas elucidações, de metodologia de revisão e articulação bibliográfica, este trabalho tem como objetivo expor como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) materializa interesses políticos e econômicos no contexto das políticas públicas de currículo escolar, bem como a Educação Ambiental (EA) está inserida na base mencionada e suas possibilidades para práticas pedagógicas. Dessa maneira, em primeiro momento discute-se sobre a importância das políticas públicas para a construção dos currículos escolares e problematização da BNCC, para em seguida, trazer os exemplos das correntes teóricas da EA presentes em algumas competências destinadas para o ensino fundamental na base curricular e problematizar suas possibilidades dentro do processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Izabelle Cristina da Silva- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).