AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROGRAMA TRILHA JOVEM IGUASSU SOBRE A EMPREGABILIDADE DOS JOVENS NO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU-PR

Autores

  • Marcos Garcias Universidade Federal da Lavras (UFLA)
  • Vitor Hugo Tavares da Silva Universidade Federal da Integração Latino-americana
  • Carla Contreras Universidade Federal da Integração Latino-americana
  • Petterson Gherlandi Universidade Federal da Integração Latino-americana

Resumo

O grupo etário mais afetado pela volatilidade dos ciclos econômicos e pela crescente taxa de desemprego é o das pessoas entre 15 e 29 anos de idade. Em resposta, surgem pelo mundo políticas sociais que visam aumentar a empregabilidade dos mais jovens. O presente artigo buscou realizar a avaliação de impacto de um programa de qualificação profissional com esta missão, o Trilha Jovem Iguassu – TJI. O objetivo do TJI é a capacitação de jovens em vulnerabilidade social para a atuação no setor turístico. Para isso, fez-se uso do método de pareamento por escore de propensão. Identificaram-se efeitos significativos e positivos sobre a empregabilidade, em especial das mulheres e daqueles que completam todas as etapas do treinamento. Esses resultados auxiliam os processos de tomada de decisão de policy makers envolvidos neste e outros programas do tipo, bem como evidencia os retornos obtidos em projetos oriundos de fontes de recursos limitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Garcias, Universidade Federal da Lavras (UFLA)

Doutor e Mestre em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Atualmente é professor do Departamento de Administração Pública (FCSA/DAP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua em pesquisas relacionadas ao agronegócio e avaliação de impacto de políticas públicas.

Carla Contreras, Universidade Federal da Integração Latino-americana

Graduanda em Ciências Econômicas - Economia, Integração e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Integração Latino-americana.

Petterson Gherlandi, Universidade Federal da Integração Latino-americana

Analista de Inovação e Negócios do Complexo Turístico de ITAIPU na Fundação Parque Técnológico de ITAIPU, bolsista técnico do grupo de pesquisa Desenvolvimento Regional Transfronteiriço: Brasil-Paraguay e voluntário na Comissão para Elaboração do Plano Municipal de Relações Internacionais de Foz do Iguaçu; é graduado em Relações Internacionais e Integração pela Universidade Federal da Integração Latino-americana, e mestrando do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2022-09-08