AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROGRAMA TRILHA JOVEM IGUASSU SOBRE A EMPREGABILIDADE DOS JOVENS NO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU-PR
Resumo
O grupo etário mais afetado pela volatilidade dos ciclos econômicos e pela crescente taxa de desemprego é o das pessoas entre 15 e 29 anos de idade. Em resposta, surgem pelo mundo políticas sociais que visam aumentar a empregabilidade dos mais jovens. O presente artigo buscou realizar a avaliação de impacto de um programa de qualificação profissional com esta missão, o Trilha Jovem Iguassu – TJI. O objetivo do TJI é a capacitação de jovens em vulnerabilidade social para a atuação no setor turístico. Para isso, fez-se uso do método de pareamento por escore de propensão. Identificaram-se efeitos significativos e positivos sobre a empregabilidade, em especial das mulheres e daqueles que completam todas as etapas do treinamento. Esses resultados auxiliam os processos de tomada de decisão de policy makers envolvidos neste e outros programas do tipo, bem como evidencia os retornos obtidos em projetos oriundos de fontes de recursos limitados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Garcias, Vitor Hugo Tavares da Silva, Carla Contreras, Petterson Gherlandi- Os artigos, resenhas e demais trabalhos publicados na Revista Orbis Latina podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados desde que citada a fonte, sempre respeitando os limites da legislação sobre os direitos do(s) autor(es).