AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROGRAMA TRILHA JOVEM IGUASSU SOBRE A EMPREGABILIDADE DOS JOVENS NO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU-PR

Autores

  • Marcos Garcias Universidade Federal da Lavras (UFLA)
  • Vitor Hugo Tavares da Silva Universidade Federal da Integração Latino-americana
  • Carla Contreras Universidade Federal da Integração Latino-americana
  • Petterson Gherlandi Universidade Federal da Integração Latino-americana

Resumo

O grupo etário mais afetado pela volatilidade dos ciclos econômicos e pela crescente taxa de desemprego é o das pessoas entre 15 e 29 anos de idade. Em resposta, surgem pelo mundo políticas sociais que visam aumentar a empregabilidade dos mais jovens. O presente artigo buscou realizar a avaliação de impacto de um programa de qualificação profissional com esta missão, o Trilha Jovem Iguassu – TJI. O objetivo do TJI é a capacitação de jovens em vulnerabilidade social para a atuação no setor turístico. Para isso, fez-se uso do método de pareamento por escore de propensão. Identificaram-se efeitos significativos e positivos sobre a empregabilidade, em especial das mulheres e daqueles que completam todas as etapas do treinamento. Esses resultados auxiliam os processos de tomada de decisão de policy makers envolvidos neste e outros programas do tipo, bem como evidencia os retornos obtidos em projetos oriundos de fontes de recursos limitados.

Biografia do Autor

Marcos Garcias, Universidade Federal da Lavras (UFLA)

Doutor e Mestre em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Atualmente é professor do Departamento de Administração Pública (FCSA/DAP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua em pesquisas relacionadas ao agronegócio e avaliação de impacto de políticas públicas.

Carla Contreras, Universidade Federal da Integração Latino-americana

Graduanda em Ciências Econômicas - Economia, Integração e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Integração Latino-americana.

Petterson Gherlandi, Universidade Federal da Integração Latino-americana

Analista de Inovação e Negócios do Complexo Turístico de ITAIPU na Fundação Parque Técnológico de ITAIPU, bolsista técnico do grupo de pesquisa Desenvolvimento Regional Transfronteiriço: Brasil-Paraguay e voluntário na Comissão para Elaboração do Plano Municipal de Relações Internacionais de Foz do Iguaçu; é graduado em Relações Internacionais e Integração pela Universidade Federal da Integração Latino-americana, e mestrando do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2022-09-08