ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL E O EFEITO ÍNDICE NO MERCADO DE CAPITAIS

UMA ANÁLISE DE MÉDIO PRAZO

Autores

Resumo

Parte da sociedade e consumidores está ampliando sua consciência sobre o tema de sustentabilidade e em busca desde cenário as empresas estão se adequando e investindo nesta ideia, o surgimento do ESG - Environmental, social and corporate governance - é um exemplo da busca por essas características. Neste cenário este estudo buscou analisar se ocorreu o ‘efeito índice’, ou seja, se houve diferença entre o comportamento médio diário do preço das ações da empresa em relação a média de mercado no primeiro ano após ser listada no ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3. A metodologia utilizada para análise foi um teste de evento, cujo intuito é avaliar se a entrada de uma empresa na carteira de referência gerou valorização de suas ações a médio prazo. Para a realização do teste foram empregados os dados de todas às empresas que entraram na carteira ISE no período de 2011 a 2013. Como grupo controle foi adotado o Índice Bovespa, índice geral da bolsa brasileira. Observa-se que apenas uma entre dez empresas apresentou comportamento, estatisticamente significativo, diferente do comportamento de mercado no primeiro ano após entrar na carteira ISE, ou seja, embora haja demanda por mais ações sustentáveis por parte das empresas, a classificação empresarial não causou diferença no valor de mercado dessas empresas.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Kasmin Corrêa, UNIOESTE

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Departamento de Ciências Econômicas - Campus de Francisco Beltrão.

Mariana Aparecida Euflausino, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Aquidauana.

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2021) na Linha de Organizações e Sociedade. Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017). Especialização em Finanças (2012). Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Paraná / UNESPAR (2010). Atualmente, trabalho como Professora Adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Aquidauana.

Downloads

Publicado

2023-03-10