A TRAJETÓRIA DA SECRETARIA MUNICIPAL ANTIDROGAS DE FOZ DO IGUAÇU - PR (2005 - 2013)

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a breve trajetória (2005-2013) da Secretaria Municipal Antidrogas de Foz do Iguaçu-PR. Na construção da pesquisa, buscamos desvendar as motivações da sua criação, sua atuação, seus acertos e erros, bem como as causas de sua extinção após tão pouco tempo de existência. Detectamos vários fatores que contribuíram para o insucesso dessa iniciativa, dentre eles, questões relacionadas a orçamento, equipe de trabalho e ação deliberada de gestores com vistas a impedir a intersetorialidade e a transversalização das políticas públicas sobre drogas no âmbito das demais secretarias municipais. Acreditamos que a compreensão deste processo pode contribuir com gestores públicos de outros municípios do país para não reproduzirem as mesmas práticas que conduziram ao fracasso esta importante e necessária instituição para Foz do Iguaçu; uma cidade mais vulnerável à problemática das drogas em função da sua localização geográfica na Região de Tríplice Fronteira: Brasil - Paraguai – Argentina.

Biografia do Autor

Sérgio Paulo de Oliveira, UNIOESTE

Doutorando em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste (UNIOESTE). Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

Gilson Batista de Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

Downloads

Publicado

2023-07-26